
No início da temporada de praia, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes neste período realiza a campanhaNeste verão, não desvie o olhar!.Essa campanha busca promover a conscientização entre pais e turistas sobre a importância de cuidados e da vigilância durante as férias em áreas de rios e praias do interior do Estado.
A ação foi coordenada pelas gerências de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Promoção dos Direitos da Primeira Infância da Seciju. A primeira etapa ocorreu entre os dias 11 e 13 de julho, em praias e locais de grande circulação durante o verão, com a presença de equipes que distribuíram materiais informativos e conversaram diretamente com familiares, comerciantes, banhistas e turistas.
A superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Zeroíldes Miranda, ressaltou a importância da ação para a segurança infantil. “Essa campanha já está no quarto ano e, cada vez, temos expandido para mais municípios, pois realizamos em conjunto com a Rede de Proteção local. Então, tem sido um sucesso, pois juntos temos que garantir a proteção integral das crianças e dos adolescentes e, neste período de praia, esses cuidados e essa garantia de direitos têm que ser redobrados, tanto pela população local quanto por quem está visitando o município”, afirmou a superintendente.
Blitz e Atividades
As equipes se dividiram por regiões entregando folhetos e materiais educativos que abordam temas como prevenção de acidentes, orientações e o que fazer em situações de emergência com telefones de serviços de proteção. Os materiais também foram entregues para as redes de apoio locais, como conselhos tutelares e secretarias municipais de assistência social que se juntaram à ação.
Entre as praias contempladas na primeira ação pelas blitze estão as de Lajeado, Miracema, Araguacema, Caseara, Porto Nacional e Palmas. A entrega do material para as redes de apoio também ocorreu nesses municípios com acréscimo da cidade de Ipueiras.
O assistente social que atua na Gerência de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju, Josemy Coelho, destacou: “A campanhaNeste verão, não desvie o olharveio sensibilizar a população tocantinense sobre a importância dos cuidados com a primeira infância e a proteção dos direitos da criança e do adolescente, em especial nesta temporada de praias, haja vista a situação de exposições a riscos que o ambiente favorece. Dentre ações nas praias visitadas e na abordagem na blitz, alcançamos ótima recepção da comunidade e empenho das equipes parceiras, como Conselho Tutelar, Creas, Cras, Sest/Senat, Sine e Polícia Militar”, afirmou.
Segunda etapa
Nos dias 17 a 20 de julho, ocorrerá a segunda etapa da ação, com a entrega do material para as Redes de Apoio em Pedro Afonso, Tupiratins e Buriti do Tocantins com blitze nas praias de Tocantinópolis, Araguatins e Araguanã. A proposta é criar um ambiente mais seguro, promovendo a integração entre as instituições apoiadoras e a comunidade para um objetivo comum que é a proteção dos jovens.
O gerente de Promoção dos Direitos da Primeira Infância, Vanilson Silva, pontuou os principais cuidados que devemos ter com as crianças e adolescentes neste período de férias e praias. “Os principais cuidados que pais e responsáveis devem tomar nesse período de praia com relação às crianças, sobretudo nas travessias, é com a utilização do colete de salva-vidas nas pequenas e médias embarcações, ter esse cuidado com relação ao afogamento, respeitando as áreas delimitadas para o banho. Se atentar às orientações do Corpo de Bombeiros, utilizar a identificação em crianças menores de 6 anos com nome do responsável e contato em pulseira, roupas e/ou acessórios, uso de protetor solar, alimentação saudável, hidratação, sobretudo o cuidado também das crianças com pessoas estranhas ou até mesmo pessoas conhecidas que porventura estejam ali no acampamento ou na praia. Essa campanha também aborda, além dos cuidados de saúde, o enfoque da proteção de direitos, violência sexual e também o trabalho infantil”, reforçou o gerente.
Justiça No Supremo, PF colhe depoimentos no caso da compra do Master pelo BRB
Justiça Presidente do STF defende atuação de Toffoli no caso do Banco Master
Justiça Psol aciona STF contra “gratificação faroeste” a policiais que matam