
Para celebrar aSemana do Meio Ambiente, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), promove entre os dias 4 e 7 junho, ações integradas de suas agendas ambientais, com foco na preservação e sustentabilidade do patrimônio natural do Estado.
A programação daSemana do Meio Ambientetem o objetivo de compartilhar as iniciativas do Governo do Tocantins voltadas para a política de preservação e sustentabilidade ambiental do Estado, compartilhar conhecimento, apresentar incentivos e resultados, além de envolver a população em atividades de preservação dos recursos naturais.
A Semarh e parceiros organizaram uma programação diversificada, com atividades dos setores do meio ambiente, recursos hídricos, educação ambiental e gestão dos resíduos sólidos.
Programação
Na terça-feira, 4, a Semarh, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Ministério Público do Tocantins (MPTO) apresentam o maior Plano de Combate ao Desmatamento Ilegal do Brasil, em coletiva para a imprensa.
Na quarta-feira, 5, a Semarh em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e a Tocantins Parcerias (Topar), realizam a entrega dos prêmios doConcurso Estande Sustentável, lançado na 24ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024).
Na quinta-feira, 6, em Brasília/DF, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, representa o Estado no eventoAraguaia: um Rio de Oportunidades,de iniciativa da Procuradoria-Geral da República, com a apresentação de uma palestra.
A programação encerra na sexta-feira, 7, com o lançamento do projetoGuardiões do Lago, na Praia da Graciosa, em Palmas. Em seguida, no Parque dos Povos Indígenas, a Semarh e o Naturatins realizam a distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado aos visitantes.
Semana Nacional do Meio Ambiente
A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta semana de conscientização foi criada no Brasil pelo Decreto nº 86.028/1981, com objetivo de complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de incentivar boas práticas, a iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratam da preservação do patrimônio natural do Brasil.
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, 5ª edição do Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece protagonismo feminino na gestão hídrica em Natividade
Tocantins Governo do Tocantins premia os campeões da sustentabilidade da Agrotins 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece monitoramento da qualidade da água com parceria com UFT e Fapto
Tocantins Governo do Tocantins premia municípios por resultados em ações ambientais e gestão sustentável
Tocantins Maratona de inovação promovida pelo Governo do Tocantins premia propostas voltadas a desafios ambientais
Tocantins Governo do Tocantins lança Consulta CAR e consolida plataforma para segurança ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins mobiliza municípios para restringir uso de recipientes de vidro nas praias durante temporada 2026
Tocantins Governo do Tocantins articula força-tarefa com 13 municípios e UFT para recuperar áreas degradadas e proteger nascentes
Tocantins Governo do Tocantins publica edital de processo seletivo com bolsas de R$ 3,1 mil para gestão de recursos hídricos