
O vice-governador Laurez Moreira participou nesta segunda-feira, 21, de um encontro diplomático, que ocorreu em Brasília (DF), entre o Governo do Tocantins, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) e a Embaixada da República da Colômbia, com a presença do embaixador do país, Guillermo Rivera Flórez. A reunião teve como objetivo central a troca de conhecimentos e experiências de interesse bilateral dos países, focando nas boas práticas da agropecuária.
Representando o Governo do Tocantins, além do vice-governador Laurez Moreira, também estavam presentes o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café; e o secretário Extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini. O BrC estava representado pelo secretário executivo, José Eduardo Pereira Filho; o diretor de projetos, Bruno Watanabe; e a diretora de Promoção de Investimentos e parcerias, Renata Zuquim. Na Delegação Colombiana, também estava presente o governador do estado de Quindío, Roberto Jairo Jaramillo.
A aproximação entre o Tocantins e a Colômbia abre portas para implementações de ações conjuntas visando ao progresso mútuo. A Delegação Colombiana teve a oportunidade de explorar e compreender melhor como as práticas agrícolas e pecuárias estão estruturadas no cenário brasileiro, em especial, no Tocantins. A presença do vice-governador Laurez Moreira reflete o compromisso com a busca por parcerias construtivas.
Ao participar do encontro, o vice-governador sinaliza o interesse em estabelecer laços construtivos com o país. “A busca pela experiência desejada é indiscutivelmente de suma importância, refletindo um comprometimento notável com o progresso e o crescimento. O Tocantins, de fato, tem emergido como uma região que continua a se desenvolver de forma marcante. Esse avanço é uma evidência clara do trabalho árduo e das políticas que visam à supervisão local”, finaliza o vice-governador. O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, enfatizou na reunião sobre o cenário da agropecuária no Tocantins. “Tivemos a oportunidade de apresentar o Tocantins, para alguns membros do governo colombiano. Nós temos uma relação bilateral importante, pois o Tocantins exporta milho e carne para a Colômbia e são mais de 50 milhões de consumidores neste país. Essas agendas são sempre muito ricas, pois temos a oportunidade de apresentar o potencial que tem o Estado. A agropecuária do Tocantins atrai muito investimento e estamos em grande crescimento neste momento. A importância do Tocantins para a produção de alimentos no mundo, só engrandece e abre novos mercados para o nosso estado", concluiu o secretário.
Consórcio Brasil Central
O BrC desempenha um papel na coordenação da colaboração entre os estados do Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, na busca pelo desenvolvimento regional. O secretário Executivo do BrC, José Eduardo Pereira Filho, compartilhou sua visão sobre como a cooperação entre os estados pode resultar em realizações marcantes na área de desenvolvimento econômico e social. “Esse é o momento para deflagrar as grandes possibilidades que o BRC tem para mostrar. Reunindo uma concentração no agronegócio e levando a essa área nacional, impulsionando as possibilidades de progresso não apenas para os estados envolvidos, mas para ambas as nações”, afirmou o secretário.
O secretário Carlos Manzini explica sobre a busca por oportunidades, experiências e crescimento do Tocantins, por meio desse trabalho de relações internacionais. "O trabalho de internacionalização do Estado demonstra que o governador Wanderlei Barbosa tem feito uma gestão com medidas emergenciais para melhoria da vida do tocantinense, mas sem perder de vista o que é preciso construir hoje para garantir um futuro promissor. A aproximação construída entre o Tocantins e a Colômbia é enriquecedora, pois abre oportunidade, não apenas para a troca comercial, mas também para a troca de ideias, perspectivas e abordagens inovadoras para o crescimento do Estado”, informou.



FEIRAS 2024 Governador Wanderlei Barbosa recebe Faet e sindicatos rurais para discutir apoio às feiras agropecuárias em 2024
AGROTINS 2024 Governo do Tocantins inicia preparativos para a Agrotins 2024
INVESTE 6 MILHÕES Governo do Tocantins investe mais de R$ 6 milhões no fortalecimento do sistema de defesa agropecuária
FENESUP Feira de Negócios da região sul de Palmas começa nesta quinta-feira, 7, com o apoio do Governo do Tocantins
DENUNCIA Campanha denuncia privilégios dos super-ricos do agronegócio
EXPOAGRA Amélio Cayres destaca fortalecimento do Agro no Bico do Papagaio durante abertura da Expoagra
AOS 35 ANOS Aos 35 anos, Tocantins projeta se tornar referência mundial na produção agrícola com responsabilidade ambiental
MAIOR PRODUTOR Governo do Tocantins fomenta agronegócio e Estado se torna o maior produtor de grãos da região Norte
SIMPÓSIO DE BOVINO Simpósio de Reprodução Bovina em Palmas reúne mais de 500 participantes