Terça, 09 de Setembro de 2025
28°

Tempo limpo

Palmas, TO

Educação JOGOS ESTUDANTIS

Em Araguaína, governador Wanderlei Barbosa participa da abertura da 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins

Solenidade de abertura oficial dos Jets contou com a participação de cerca de 3 mil estudantes e mais de 10 delegações

09/08/2023 às 22h56
Por: Redação Fonte: por Guilherme Lima/Governo do Tocantins
Compartilhe:
Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

O Estádio Leôncio Miranda, o Mirandão, no município de Araguaína, foi palco da abertura oficial da 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), nessa terça-feira, 8, com a participação do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. As competições iniciaram no dia 4 de agosto e seguem até segunda-feira, 13.

Os Jets é promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Grande incentivador do esporte no Estado, o governador Wanderlei Barbosa celebrou com os estudantes a realização de mais uma edição da competição estudantil. “O esporte transforma, a educação transforma e nós temos a obrigação de realizar eventos como esse. Desejo sucesso a todos que participam desses jogos. Fica meu agradecimento para professores, alunos, coordenadores e treinadores. Declaro aberta, oficialmente, a 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins”, completou o Governador.

Já o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou a realização da abertura oficial em Araguaína como momento histórico para o Jets. “É a primeira vez na história que tiramos a abertura oficial da Capital, essa é a proposta do nosso governador Wanderlei Barbosa, envolver todo o Estado em nossas atividades. Parabenizo e agradeço a nossa comunidade escolar pela realização desse importante evento para o nosso esporte”, ressaltou o secretário.

Cerca de 3 mil estudantes participaram da solenidade de abertura, que contou com apresentações culturais, juramento dos atletas e técnicos e a passagem da tocha olímpica. Durante o evento, foram apresentadas as delegações de 13 municípios, sendo eles: Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Miracema, Palmas, Paraíso, Pedro Afonso, Porto Nacional, Arraias, Tocantinópolis e Gurupi.

O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Elenil da Penha, celebrou a realização da edição dos Jets no norte do Estado. “Agora mostramos a nossa bela cidade para todo o Estado. Estamos aqui pela primeira vez e mostramos também que Araguaína tem estrutura para o esporte. Todo esse evento movimenta a região, aquece a economia, valoriza a nossa educação, nossos alunos e atletas. Essa é a proposta do desporto escolar do Governo do Tocantins, por meio das secretarias de Educação e Esportes”, afirmou o secretário.

Jets

Os Jogos Estudantis do Tocantins envolvem equipes estudantis de todo o Estado. Na etapa estadual, participaram 3.541 atletas e técnicos de 49 municípios. Quinze modalidades são disputadas: atletismo, badminton, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling, xadrez, basquetebol, handebol, futsal, voleibol e vôlei de praia.

As competições dos Jets são divididas em etapas municipais, regionais e estadual e, neste ano, contou com a participação de mais de 18 mil estudantes atletas. As fases municipais foram classificatórias para as regionais. A Seduc realizou 14 etapas regionais. Os vencedores se classificaram para a etapa estadual e os campeões garantem vagas nas competições nacionais.

A delegação de Tocantínia levou o time feminino de vôlei com alunas indígenas Xerente da Escola Estadual Wakomekwa, localizada na Aldeia Riozinho Kakumhu. A satisfação da Dayana Sidi Xerente, de 14 anos, é tanta que a distância entre os municípios não tirou, nem um pouco, o seu entusiasmo para os jogos. “Estou muito animada, treinamos, nos dedicamos e vamos entrar em quadra com tudo para garantir a vitória”, comentou a estudante que participa pela primeira vez dos Jets. 

Já Kayllinne Vitória Costa, de 17 anos, estudante da Escola Estadual José Damascena Vasconcelos, em Miracema, já sentiu a adrenalina dos jogos. A adolescente já competiu na categoria de atletismo, 200 metros feminino, e faturou prata. “Estou muito feliz, a minha meta era 29 segundos, completei em 28, nunca tinha feito esse tempo”, comemorou a estudante. A treinadora Nara Barbosa é só orgulho e ressalta a importância dos Jets para a comunidade escolar. “Um evento como esse é motivo de muita celebração, o Governo do Tocantins está de parabéns. Eu treinei ela voluntariamente e fiz questão de acompanhá-la, estou muito orgulhosa e essa prata tem gostinho de ouro”, celebrou a professora de Educação Física.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.