
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disponibiliza ume-bookinterativo e umaplaylistde videoaulas para auxiliar gestores e técnicos municipais no preenchimento do Sistema Informatizado do ICMS Educacional (Sisedu). Os materiais apresentam orientações detalhadas e passo a passo sobre os procedimentos necessários para o envio dos dados referentes ao ano-base 2025.
O conteúdo, elaborado pela Superintendência de Finanças, por meio da Diretoria do ICMS Educacional, reúne a legislação vigente, além de informativo pedagógico sobre a nova forma de distribuição do ICMS Educacional. Oe-booktambém disponibiliza planilhas de apoio para cálculos e as portarias do Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Saeto) referentes aos anos de 2024 e 2025, cujo resultado é uma das condicionantes para que o município receba o recurso.
As videoaulas estão disponíveis naTV Seduc TocantinsnoYouTubee foram organizadas por eixo temático, facilitando a compreensão dos critérios avaliados no sistema e orientando quanto ao preenchimento correto do questionário do Sisedu.
Desenvolvidos com foco na padronização de procedimentos, os materiais buscam reduzir inconsistências no envio das informações, fortalecer a transparência e garantir maior segurança na apuração do Índice Relativo à Educação (IEduc), indicador que influencia no repasse do ICMS Educacional aos municípios.
A superintendente de Finanças, Morgana Nunes, destacou que o apoio técnico é fundamental para assegurar que os municípios não tenham prejuízos no processo de apuração. “O objetivo é garantir que todos tenham clareza sobre os critérios e procedimentos do ICMS Educacional. Ao oferecer materiais detalhados e suporte técnico contínuo, buscamos evitar inconsistências no preenchimento do Sisedu e assegurar que os recursos sejam distribuídos de forma justa e transparente”, afirmou.
ICMS Educacional
O ICMS Educacional é uma política nacional que vincula parte da distribuição da cota-parte municipal do ICMS ao desempenho educacional dos municípios. No Tocantins, a Lei nº 4.081, de 27 de dezembro de 2022, adequou a legislação estadual às mudanças da Emenda Constitucional nº 108, que instituiu o ICMS Educacional e regulamentou o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A medida prevê o repasse de até R$ 100 milhões aos municípios que cumprirem os indicadores organizados em quatro eixos: Atendimento, Inclusão, Aprendizagem e Nível Socioeconômico. O resultado obtido nesses critérios compõe o Índice Relativo à Educação (IEduc), que define o valor dos recursos a serem destinados a cada município.
Apoio aos municípios
Além da disponibilização doe-booke daplaylistde treinamento, a Diretoria do ICMS Educacional atua no monitoramento do preenchimento do sistema, oferecendo suporte direto aos 139 municípios tocantinenses. Em caso de dúvidas, os municípios podem entrar em contato com a Diretoria do ICMS Educacional pelo telefone (63) 3027-3608, pelo WhatsApp (63) 99930-4034 ou pelo e-mail diretoriaicmseducacional@seduc.to.gov.br.
Geral Redes da EBC triplicam interação e chegam a 3 bilhões de visualizações
Tocantins Naturatins apreende mais de 12 mil metros de redes durante o feriado de Carnaval
Tocantins Seduc divulga resultado do programa Mais Professores, com 266 bolsas para docentes da rede estadual
Tocantins Governo do Tocantins orienta famílias do Jardim Taquari sobre como usar repasse de R$ 420 mil
Tocantins Adapec destaca crescimento de 31% na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos no Tocantins
Gurupi - TO Professores da rede municipal de Gurupi são premiados com o “Educador Transformador” na categoria Inclusão e Sustentabilidade
Tocantins Governo do Tocantins registra redução de mais de 45% no número de registros de ocorrências durante o carnaval 2026
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega equipamentos para a segurança pública em Palmeirópolis nesta sexta-feira, 20
Tocantins Agência de Metrologia repassa produtos pré-medidos periciados em laboratórios para o Lar Batista