Sexta, 13 de Fevereiro de 2026
30°

Tempestades

Palmas, TO

Geral Tocantins

Secretaria de Segurança Pública e Polícia Federal alinham ações conjuntas e termo de cooperação para compartilhamento de dados

Plano de trabalho para a viabilização do termo foi debatido em reunião institucional

13/02/2026 às 16h33
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
As instituições já cooperam em diversas áreas e as duas partes têm representantes na Ficco/TO - Foto: João Guilherme Lobasz/Governo do Tocantins
As instituições já cooperam em diversas áreas e as duas partes têm representantes na Ficco/TO - Foto: João Guilherme Lobasz/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) e a Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins trabalham em um Termo de Cooperação que permitirá o compartilhamento de bancos de dados entre as duas instituições. O acordo está em fase final de elaboração e um plano de trabalho foi estabelecido para permitir a assinatura do documento ainda no primeiro semestre deste ano.

Nessa quinta-feira, 12, o secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo; o delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira; e equipes da área de inteligência da PCTO estiveram na Superintendência Regional da PF no Tocantins para discussão dos termos.

A equipe foi recebida pelo superintendente Regional da PF no Tocantins, delegado Reginaldo Donizetti Gallan Batista, que estava acompanhado do delegado regional executivo, Josean Severo de Araújo.

As instituições já cooperam em diversas áreas e as duas partes têm representantes na Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/TO), que é uma estrutura de cooperação criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), reunindo, além da PC e da PF, representantes das polícias Militar e Penal no Tocantins.

O novo Termo de Cooperação permitirá o uso das informações contidas nos bancos de dados de cada uma das instituições para a identificação de criminosos; o cruzamento de informações em apurações de crimes financeiros; e a ampliação da repressão aos crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de robustecer as investigações e a repressão ao crime organizado.

O secretário Bruno Azevedo destacou a importância da iniciativa. “Vivemos na era da informação e nossas polícias precisam acompanhar esse desenvolvimento tecnológico. As organizações criminosas se utilizam de estruturas financeiras e tecnológicas existentes e se infiltram em diferentes setores da sociedade, razão pela qual a repressão a estas organizações passa necessariamente pela cooperação entre as forças policiais. Decisões tomadas por quem tem a informação de melhor qualidade disponível tendem a ser mais assertivas e as áreas de inteligência tanto da Polícia Civil como da Polícia Federal só têm a ganhar com essa iniciativa”, destacou o secretário.

O superintendente regional da Polícia Federal no Tocantins, delegado Reginaldo Donizetti Gallan Batista, ressaltou que o Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado da Segurança Pública representa um avanço estratégico, pois possibilita o compartilhamento seguro de informações essenciais para investigações complexas, especialmente aquelas relacionadas a crimes financeiros e às graves violações envolvendo crianças e adolescentes.

“A integração entre as forças policiais é um dos pilares mais importantes para o fortalecimento da segurança pública no Tocantins. Quando unimos capacidades, tecnologias e inteligência, ampliamos de forma significativa a nossa eficiência no enfrentamento ao crime organizado. A atuação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Civil demonstra que nosso compromisso é único: proteger a sociedade tocantinense e garantir que o crime encontre cada vez menos espaço para se desenvolver. A cooperação não é apenas desejável, ela é indispensável para que possamos responder, com rapidez e precisão, às dinâmicas criminosas complexas que evoluem constantemente”, ressaltou o superintendente da Polícia Federal no Tocantins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.