Quinta, 22 de Janeiro de 2026
22°

Tempo nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Governo do Tocantins participa de Assembleia Geral do Consórcio Brasil Central

Representando o governador Wanderlei Barbosa, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, participou de reunião virtual do BrC

22/01/2026 às 00h21
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Secretários de Estado do Tocantins participaram por videoconferência da cerimônia de posse da nova presidência do Consórcio Brasil Central - Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Secretários de Estado do Tocantins participaram por videoconferência da cerimônia de posse da nova presidência do Consórcio Brasil Central - Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins participou, nesta quarta-feira, 21, da Assembleia Geral de Governadores dos Estados que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC). Representando o governador Wanderlei Barbosa, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, participou da reunião, realizada de forma virtual.

Também integraram a representação do Tocantins, por videoconferência, o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Maurício Parizotto Lourenço; e a assessora de Governança e Gestão Estratégica da Casa Civil, Izaltina Mascarenhas.

Durante o encontro, governadores e representantes dos estados consorciados debateram temas estratégicos voltados ao fortalecimento da cooperação interestadual, com destaque para iniciativas conjuntas nas áreas de saúde, inovação, infraestrutura e gestão pública.

O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, destacou a relevância das compras conjuntas e do trabalho integrado entre os estados no âmbito do Consórcio Brasil Central, ressaltando os benefícios diretos para o Tocantins.

“Na área da saúde, o consórcio tem se mostrado fundamental para ampliar as compras conjuntas, gerando economia de até 20% em alguns medicamentos, prática que já vem sendo adotada pelo Governo do Tocantins neste início de ano. O governador Wanderlei Barbosa reforça a importância da participação ativa no consórcio, do compartilhamento de projetos e do trabalho integrado entre os estados, com ações estratégicas que envolvem desde a saúde até a aquisição de equipamentos de UTI”, afirmou.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Maurício Parizotto, também pontuou os ganhos institucionais e econômicos proporcionados pelo consórcio interestadual.

“A atuação conjunta fortalece as compras governamentais, especialmente na área da saúde, além de viabilizar iniciativas em inovação, infraestrutura e meio ambiente. Esse modelo garante maior segurança jurídica, amplia a escala das aquisições e possibilita economia aos estados participantes”, enfatizou Maurício Parizotto.

Durante a assembleia, também foi realizada a posse do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, como novo presidente do Consórcio Brasil Central. Eleito por unanimidade no dia 10 de novembro de 2025, Eduardo Riedel assume o cargo para um mandato anual, até 31 de dezembro de 2026, sucedendo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Parcerias estratégicas

O Governo do Tocantins vem ampliando sua atuação em colaboração com os demais estados que integram o Consórcio Brasil Central, com avanços em áreas estratégicas como saúde e segurança pública. Entre as iniciativas, destacam-se as compras conjuntas de medicamentos, equipamentos de modo geral, equipamentos de proteção individual (EPI) e o processo em andamento para a aquisição compartilhada de um helicóptero, do qual o Tocantins participa, reforçando a economicidade e a eficiência na aplicação dos recursos públicos.

Competitividade regional

Criado em 2015, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região central do país por meio da cooperação entre as unidades federativas. O BrC atua na elaboração e na execução de ações, programas e projetos em áreas como saúde, segurança pública, educação, sustentabilidade, logística, empreendedorismo, inovação e relações internacionais, fortalecendo a competitividade regional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.