
O cinema produzido no Tocantins cruza continentes com a exibição internacional deEntramas, longa-metragem do estado viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo. Escrita e dirigida por Justino Vettore, a obra integra a programação da 6ª edição doBogura International Film Festival, em Bangladesh, evento que reúne produções de 32 países. O filme é o único longa brasileiro selecionado nesta edição, ao lado do curta-metragem nacionalThe Last Dance, da diretora Stefany Taglialatella.
Produzido pela Fábrica Produções,Entramasfoi gravado em julho de 2024, no distrito de Taquaruçu, cenário conhecido pela riqueza natural e simbólica, que ganha protagonismo na narrativa. O elenco reúne nomes históricos das artes cênicas tocantinenses, como Cleuda Milhomem, Magna Carneiro e Meire Maria, ao lado dos protagonistas Gabriel Santana, conhecido por trabalhos na televisão nacional, e Amanda Nobre, atriz integrante do Grupo ‘Um Ponto Dois de Teatro’. O longa-metragem é o primeiro patrocinado pela Lei Paulo Gustavo no Tocantins a ser exibido em um festival internacional de cinema.
A história retrata uma família de atores e um segredo. Quando o palco já não convence, resta retirar as máscaras. Sem personagens e sem figurinos, cada integrante é levado a enfrentar seus próprios demônios e a encarar verdades soterradas pelo tempo. É o momento de o passado, enfim, ser colocado em cena.
Para o diretor, a seleção internacional representa um marco não apenas para o filme, mas para toda a cadeia audiovisual local. “Estamos muito felizes com a oportunidade de apresentar nossa produção emBogura, um festival já consolidado em Bangladesh. É uma chance de mostrar ao mundo os talentos e os cenários exuberantes do Tocantins.Entramasfoi produzido e finalizado integralmente no estado, por profissionais e parceiros que acreditaram no projeto. Sou muito grato pelo ‘sim’ de cada um que somou para que essa história fosse contada da melhor forma possível”, afirmou Justino Vettore.
Já o produtor do filme e diretor da Fábrica Produções, Pablo Pereira, destacou que a participação do longa no festival representa uma verdadeira coroação. “Recebemos essa indicação como o reconhecimento de um trabalho construído com muito cuidado. Nosso objetivo, além de dar visibilidade ao cinema tocantinense, sempre foi também investir na capacitação dos profissionais do audiovisual, e essa indicação já nos traz a sensação de missão cumprida”, comentou.
A força estética do longa também se expressa na trilha sonora, assinada por Heitor Oliveira, com composições originais que dialogam com gravações de Gilberto Gil e Gil Doliath, ampliando a dimensão sensorial do filme. Após a estreia em Bangladesh,Entramassegue o circuito de inscrições em festivais e em processo de captação de recursos para distribuição.
Sobre o projeto
Entramas é uma realização da Fábrica Produções e foi contemplado no edital de Audiovisual da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. A produção integra o projeto Pasárgada, voltado à produção e à formação na linguagem cinematográfica, consolidando um novo capítulo para o cinema feito no estado. A trajetória do filme pode ser acompanhada nas redes sociais oficiais: @entramasfilme e @fabricaproducao.
Tocantins Exposição “Antropogênico” segue até dia 14 de janeiro no Palácio Araguaia com entrada gratuita
Tocantins Governo do Tocantins abre agenda cultural de 2026 com a exposição “Entre Gravuras e Traços”
Tocantins Governo do Tocantins avança na preservação do patrimônio, da memória e na valorização das artes visuais
Tocantins Tocantins lidera a execução de políticas culturais em 2025 e alcança números históricos no setor
Tocantins Governo do Tocantins fortalece identidade cultural e projeta o Estado em festivais e feiras nacionais em 2025
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo de execução de projetos da Política Nacional Aldir Blanc
Tocantins Viabilizada pelo Governo do Tocantins, exposição Circo Pra Nós! celebra os 15 anos do Circo Os Kaco em Taquaruçu
Tocantins Secult realiza programação cultural e atendimentos para artesãos durante programa Tocantins Presente, em Miracema
Tocantins Governo do Tocantins é classificada no edital Arranjos Regionais do Audiovisual e garante R$ 12 milhões para fortalecer e impulsionar a produção cultural no estado