Segunda, 17 de Novembro de 2025
36°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Cultura Tocantins

Em Palmas, projeto contemplado pelo Governo do Tocantins lança a “Antologia Poética Bico do Papagaio” com sarau e choro

Obra reúne poetas da região e foi viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Secult

17/11/2025 às 13h29
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Lançamento da Antologia Poética Bico do Papagaio com Sarau e Choro será realizado nesta terça-feira, 18, em Palmas - Foto: Daniel Melo
Lançamento da Antologia Poética Bico do Papagaio com Sarau e Choro será realizado nesta terça-feira, 18, em Palmas - Foto: Daniel Melo

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), apoia o projetoAntologia Poética Bico do Papagaio, contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura (MinC). O livro será lançado nesta terça-feira, 18, às 19h30, no 906 Bar e Cozinha, em Palmas, com um evento que inclui sarau e apresentação de choro.

A iniciativa surgiu após a participação do poeta e gestor cultural Francisco Sulo na Antologia Poética Tocantins 2021, em Palmas. A partir dessa experiência, ele decidiu desenvolver uma proposta dedicada exclusivamente ao Bico do Papagaio, região reconhecida pela diversidade e pela força de sua produção literária.

Para o poeta, o projeto evidencia vozes que nem sempre alcançam grande circulação, mas que carregam potência estética e abordam temas que ultrapassam os limites geográficos. “É uma forma de pôr em evidência essa escrita relegada ao Bico, mas que também fala de maneira universal”, afirma Sulo.

O projeto selecionou poemas de autores dos 25 municípios do Bico do Papagaio. As obras passaram por avaliação e deram origem a uma coletânea que busca ampliar a visibilidade da literatura produzida no território, reunindo estudantes, professores, artistas e trabalhadores de diferentes áreas.

O lançamento contará com a participação de artistas convidados de Palmas, reunidos pelo poeta Ronaldo Teixeira. Entre eles estão Alexandre Poli, Chico Fran, Tim Morais, Jeff Ribeiro, João Afonso, Lucimar, Marlo Erik, Thimeraçui e Wander Ponzo. O público poderá conhecer parte da poesia produzida no Bico do Papagaio e celebrar os autores selecionados.

Sobre Francisco Sulo

Francisco Sulo é poeta e gestor cultural, radicado no Bico do Papagaio desde 1985 e residente em Araguatins desde 2014. Publicou ‘Apolo e Dafne’ em 2021 e integrou a Antologia Poética Tocantins 2021, também financiada pela Lei Aldir Blanc. Em 2022, trechos do poemaQuebradeira de Cocoforam mencionados no vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É membro da Academia de Letras e Artes do Bico do Papagaio (ALABIP), professor da rede estadual e servidor efetivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Araguatins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.