
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) marcou presença de forma expressiva noFórum de Integração Amazônia Global: diálogos universitários para a COP30, promovido pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) como programação paralela à COP30, em Belém/PA. A participação da instituição reforça o papel estratégico das universidades estaduais da Amazônia Legal na produção de conhecimento, na integração regional e no enfrentamento dos desafios climáticos. O evento ocorreu de 12 a 14 de novembro, noCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPA.
No dia 13, o reitor Augusto Rezende representou a Unitins na mesa-redondaAmazônia na COP30: contribuição das universidades no enfrentamento da crise climática e no desenvolvimento sustentável.Ele destacou as potencialidades da universidade e a importância da atuação conjunta das instituições amazônicas na construção de soluções sustentáveis para a região. A mesa também contou com a participaçãodo reitor da UEPA, Clay Chagas; a reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), Luciléia Gonçalves; e do reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Walter Canales.
A programação seguiu com a apresentação de projetos desenvolvidos por docentes da Unitins em diferentes áreas relacionadas à sustentabilidade, inovação e recuperação ambiental. A professora Kárita Carneiro abriu as apresentações noPainel Temático Raízes do Futuro: conexões entre saberes, inovação, biodiversidade e sustentabilidade na Amazônia, no qual apresentou o projeto do curso de extensãoGovernança Pública e Implementação dos ODS: capacitação para o desenvolvimento sustentável na gestão pública.
Na sequência, a professora Thaysi Castro participou doPainel Temático 2 - O papel estratégico da restauração ecológica na mitigação climática amazônica, apresentando o projeto sobre os Centros de Recuperação de Áreas Degradadas (CRADs), iniciativa voltada à produção de mudas nativas e à recuperação ambiental em diferentes regiões do Tocantins.
A programação também contou com a participação da professora Michele Ramos, que apresentou três pesquisas voltadas ao setor agropecuário: Sistemas integrados de produção agrícola consorciados com espécies lenhosas nativas e exóticas; Análise da vulnerabilidade de sistemas produtivos em plintossolos pétricos; e o projeto Repara TO, todos voltados à inovação agroambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais.
No dia 14, a professora Patrícia de Aquino apresentou no fórum a iniciativaCooperação Internacional e a Construção de Políticas Públicas para uma Educação Sustentável na Amazônia Global, uma ação voltada para gestores públicos com abrangência territorial local, regional, nacional e internacional.
A presença da Unitins no fórum reforça o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, fortalecendo a articulação entre as universidades estaduais da região e ampliando o alcance das pesquisas que respondem diretamente às demandas ambientais e sociais da região amazônica.
Geral Estado de SP tem mais uma morte por causa da chuva; total chega a 11
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões neste sábado
Geral INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas