
O relógio marcava 4 horas da manhã do dia 23 de junho de 2022, quando Mariana de Sousa recebeu uma notícia que mudou o rumo da vida dela e de todos ao redor: a morte do esposo João Marcos, que perdeu a vida quatro dias depois de sofrer um sinistro de trânsito.
João Marcos saiu de Babaçulândia, município localizado na região norte do estado, em direção à chácara do sogro, na zona rural, quando um carro, que estava na direção oposta de João, desviou de um quebra-molas bruscamente e colidiu com o esposo de Mariana, que estava no sentido correto da via. O condutor do carro fugiu do local, sem prestar socorro. João foi socorrido por pessoas que passavam pelo local e foi encaminhado ao Hospital Regional de Araguaína (HRA) em estado gravíssimo, mas faleceu após complicações.
João Marcos perdeu a vida aos 29 anos e deixou para trás uma esposa, que carrega a dor da perda do marido; três filhos, que sentem o peso da saudade do pai; e amigos e parentes, que carregam consigo as boas lembranças que marcaram a vivência de João.
“Eu e João Marcos tínhamos uma relação desde dos 12 anos, passamos por diversas fases da vida. Com a vinda das crianças nosso amor só fortaleceu. Não tem sido dias fáceis desde a partida dele. Meus filhos choram e ainda sentem muita falta do pai. Meu filho mais velho tem crises, com frequência, durante a noite. De repente eu me peguei na situação de ser pai e mãe. Então, não é fácil. Educar sozinha é muito difícil. Datas comemorativas do Dia dos Pais, eu evito até de eles irem para a escola”, relata Mariana.
A dor e o sofrimento de outras 600 famílias
As lembranças e a saudade de Mariana e dos três filhos é compartilhada também pelos familiares, amigos e conhecidos das outras 604 pessoas que perderam a vida em decorrência de sinistro de trânsito no Tocantins, em 2024, conforme dados da Secretária da Saúde (SES/TO).
Somente este ano, 520 pessoas vieram a óbito após sofrerem um sinistro de trânsito. Isso significa dizer que a cada dia aproximadamente duas pessoas morrem por esse tipo de ocorrência.
Neste domingo, 16, o Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), lembra do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, uma data que chama à reflexão toda a população tocantinense sobre os altos índices de morte por sinistros de trânsito no estado e o impacto dessas ocorrências na vida de familiares, amigos e conhecidos das pessoas que passaram por esta situação.
Dia Mundial
Completando 30 anos desde a sua promulgação pela Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial em Memórias das Vítimas de Acidentes de Trânsito ocorre no terceiro domingo do mês de novembro e visa lembrar das pessoas que perderam a vida em virtude de sinistros de trânsito.
A data também busca homenagear aqueles que sobrevivem hoje com sequelas em virtude desses sinistros, como também equipes de emergência, polícias, autoridades de trânsito, enfermeiros e médicos, entre outros profissionais, que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito no dia a dia.
Um levantamento do Detran/TO aponta que nos últimos três anos o excesso de velocidade tem sido a infração mais comum entre os condutores tocantinenses. Em 2024, foram registradas 120.792 mil infrações por Transitar em Velocidade Superior à Máxima Permitida em até 20% no estado.
Multas por excesso de velocidade
Em 2022, foram registradas 147.899 multas por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%. Em 2023, foram 162.937 pessoas multadas; registros de 2024, mostram 120.792 autuações e até o mês de setembro deste ano são 94.394 multas aplicadas por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%.
Outros comportamentos imprudentes, que influenciam na segurança dos condutores e pedestres nas vias, têm sido presentes na rotina do trânsito no estado, como avançar no sinal vermelho, com 12.670 registros; deixar de usar o cinto de segurança, com 14.665; e dirigir sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão Provisória para Dirigir (PPD) ou Permissão Internacional para Dirigir (PID), com 4.214; conforme dados da gerência de estatística do Detran/TO, de janeiro a setembro de 2025.
Ações educativas e repressivas
Para reduzir os índices de sinistros e mortes no trânsito e garantir a segurança viária, o Detran/TO tem realizado campanhas educativas e operações repressivas como forma de sensibilizar toda a população sobre os índices de sinistros e mortes de trânsito e incentivar a adoção de atitudes mais seguras nas vias.
Ao longo de todo o ano, o órgão está presente em diversos municípios com patrulhamento diário e operações repressivas sazonais em festividades, feriados e eventos públicos, com destaque para a Operação Romaria Senhor do Bonfim; Operação Folião Seguro; Operação Verão Seguro; entre outras.
A educação para o trânsito tem sido uma importante ferramenta para conscientizar os condutores. O Detran/TO realiza todos os anos diversas campanhas, com destaque para o Maio Amarelo; a Semana Nacional de Trânsito; Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista Dr. Pedro Caldas; entre outras.
Geral Estado de SP tem mais uma morte por causa da chuva; total chega a 11
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões neste sábado
Geral INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas