Quinta, 13 de Novembro de 2025
31°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Cidades Palmas - TO

Projetos que estimulam a leitura, oralidade e escrita vão representar Palmas no Seminário Alfabetiza Mais Tocantins 2025

Etapa regional seleciona deve acontecer nos dias 11 e 12 de dezembro deste ano

13/11/2025 às 17h51
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Compartilhe:
Projeto do Cmei Lucas Ruan para estimular as crianças em novas formas de aprendizado das linguagens se intitula Investigadores por Natureza – Foto: Divulgação
Projeto do Cmei Lucas Ruan para estimular as crianças em novas formas de aprendizado das linguagens se intitula Investigadores por Natureza – Foto: Divulgação

Dois projetos da rede municipal de ensino foram selecionados para representar a educação de Palmas na etapa regional do Seminário Alfabetiza Mais Tocantins 2025, previsto para acontecer nos dias 11 e 12 de dezembro deste ano.

Um dos selecionados foi o trabalho desenvolvido pela professora Crisley Rodrigues Alencar com as crianças da alfabetização do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lucas Ruan, intitulado Investigadores por Natureza: o cerrado em narrativas, desenhos e escritas infantis. O relato de experiência da educadora foi baseado no projeto investigativo de turma. Crisley usou a literatura infantil de escritores regionais de diferentes gêneros textuais e leituras de imagem para envolver os alunos.

Para representar os 1º e 2º anos, os professores Manoel Ferreira Gonzaga e Maria do Socorro Chaves Rabelo, que atuam na Escola Municipal Antônio Gonçalves, produziram várias atividades no decorrer do período letivo com base nas obras literárias da Coleção Tocantins e suas Belezas Naturais do autor tocantinense Leonardo Luiz Ludovico Póvoa.

Os educadores contam que o maior desafio na jornada de aprendizagem dos alunos foi estimular entre eles, o gosto pela leitura e escrita. “A intenção foi estimular a criatividade, a oralidade e o vínculo com o meio ambiente, especialmente a valorização da biodiversidade do Cerrado”, relatou Manoel Ferreira Gonzaga.

Maria do Socorro Chaves Rabelo revela ainda que dentre as dificuldades observadas pela equipe pedagógica estava a necessidade de ampliar o repertório de leitura das crianças e integrar diferentes linguagens. “O projeto foi dividido em sete eixos temáticos, cada um inspirado em um dos livros da coleção, com ações conduzidas pelas professoras formadoras”, cita a professora.

Em 2024, a Prefeitura de Palmas fez adesão ao Programa Alfabetiza Mais Tocantins promovido pelo Governo do Tocantins, em conformidade com o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) e o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que prevê a cada final de ano, a realização de seminários envolvendo educadores da Pré-Escola e das turmas de 1º e 2º anos de todo o estado do Tocantins.

Texto: Milena Botelho

Edição: Juliana Matos

Imagens e narrativas são alguns dos recursos usados no projeto do Cmei Lucas Ruan - Foto: Divulgação
Imagens e narrativas são alguns dos recursos usados no projeto do Cmei Lucas Ruan - Foto: Divulgação
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.