
O Novembro Negro 2025 tem desenvolvido uma série de atividades que reforçam o compromisso de Palmas com a promoção da igualdade racial. No próximo sábado, 15, acontece o II Vivenciarte – Capoeira Nagô, conduzido pela Graduada Thayanne, às 19h, na Pracinha da Cultura do Setor Morada do Sol. O evento contará com rodas, vivência com os mestres, uma breve aula de maculelê, uma roda de capoeira e uma vivência de musicalidade, cujo foco principal é reviver as cantigas antigas e vivenciar as novas.
Batalhas de rima também seguem acontecendo diariamente em diferentes regiões da cidade, fortalecendo a expressão da juventude negra palmense por meio do hip hop e da cultura urbana. A programação completa você pode conferir aqui . “O Novembro Negro é um momento de articulação e visibilidade para ações que já acontecem durante todo o ano. Cada atividade realizada amplia o diálogo com diferentes grupos e reafirma o compromisso da gestão com a igualdade racial e os direitos humanos”, destacou o secretário José Eduardo de Azevedo.
Relembre
A Audiência Participativa do Mês da Consciência Negra, realizada no dia 3, na Câmara Municipal de Palmas , marcou a abertura oficial do calendário da campanha, articulado pelo Comitê Municipal pela Igualdade Racial, com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh).
Nos dias 6 e 7, o Seminário Estadual “Saúde sem Racismo”, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), ampliou o debate sobre o enfrentamento ao racismo institucional na área da saúde. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Estadual de Igualdade Racial (Seir) e contou com representantes de diversos municípios e movimentos sociais.
Encerrando a primeira semana do Novembro Negro, a programação contou ainda com a Audiência Participativa pelo Direito da População Indígena no Contexto Urbano de Palmas, na sexta-feira, 7, na Câmara Municipal; o evento “Capoeira é Manha”, da Mestra Shew, no sábado, 8, na Universidade Federal do Tocantins (UFT); e o “Guerreiras em Cena – Batalha das Minas + Ballroom”, no domingo, 9, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, organizado pelos coletivos Batalha das Minas, Batalha do Cultural e Toca Ballroom.
Texto: Kaio Costa
Edição: Juliana Matos



Palmas - TO Guarda Metropolitana de Palmas realiza aulas práticas de operação de drones
Palmas - TO Dia D contra a dengue mobiliza vistoria em 1,8 mil imóveis na Arno 31
Palmas - TO Prefeitura de Palmas reforma ponto de ônibus destruído em ato de vandalismo no setor Bertaville
Palmas - TO Prefeitura de Palmas autoriza reforma completa de prédio em Taquaralto onde funcionará o Creas II
Palmas - TO Moradores comemoram melhorias na infraestrutura da Avenida Goiás, no Jardim Aureny II
Palmas - TO Mais de mil currículos já estão cadastrados nas vagas ofertadas pelo Mutirão Palmas Mais Empregos
Palmas - TO Equipe técnica da Semed formaliza entrega de relatório para a Comissão Coordenadora de Monitoramento e avaliação do PME
Palmas - TO Prefeitura finaliza serviços de limpeza na Avenida Goiás, no Jardim Aureny II
Palmas - TO Papai Noel dos Correios é lançado em Palmas com evento no Cmei Araras