Sexta, 07 de Novembro de 2025
31°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Cidades Palmas - TO

Centros de Referência de Assistência Social de Palmas promovem ações de qualidade de vida e inclusão social para idosos

Foram realizadas nos equipamentos públicos palestras sobre fake news e golpes virtuais, além de atendimentos de saúde para os usuários dos Cras

07/11/2025 às 11h51
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Compartilhe:
No Cras Kanela idosos foram orientados sobre os riscos das fake news – Foto: Júnior Suzuki
No Cras Kanela idosos foram orientados sobre os riscos das fake news – Foto: Júnior Suzuki

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, promoveu na manhã desta sexta-feira, 7, várias ações nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. O objetivo foi orientar os idosos sobre as consequências das fake news e os cuidados no ambiente virtual. Também foram realizados atendimentos de saúde para os idosos atendidos pelos Cras.

No Cras Kanela, na arno 43 (407 norte) idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foram orientados sobre os riscos dasfake newse como identificá-las. Segundo o aposentado Avelino Guedes da Silva, de 82 anos, a partir de agora ficará mais atento com as notícias falsas. “Essa conversa aqui hoje vai ajudar a gente a ter mais cuidado com o que é verdadeiro na internet”, disse Avelino.

A coordenadora do SCFV do Cras Kanela, Maria Alice de Souza, destaca que a cada 15 dias e sempre nas sextas-feiras são realizadas ações para os idosos atendidos no equipamento público. “Além de ser um espaço para orientações e atendimentos em diversas áreas, aqui eles têm a oportunidade de interagir e partilhar as  suas vivências”, observou a coordenadora.

Região sul

Já os idosos atendidos no Cras Xerente, no Jardim Taquari, participaram também nesta sexta-feira, 7, de uma ação comunitária com atendimentos de saúde como vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, além de orientações sobre prevenção contra golpes virtuais contra a pessoa idosa. “É muito importante contar com parceiros como a equipe da Unidade de Saúde da Família e a Polícia Civil do Estado do Tocantins. Nesta ação levamos mais cidadania, saúde e mais conhecimento aos nossos idosos. Eles são vulneráveis e precisam desses momentos de cuidado”, afirma a superintendente de Proteção Social Básica, Maria Cecília Marques.

Na tarde desta sexta-feira, a partir das 15 horas, será realizada no Cras Javaé, no setor Morada do Sol, atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Para participar do Serviço, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da sua região.

Texto: France Santiago

Edição: Denis Rocha

Avelino Guedes da Silva, de 82 anos, usuário do Cras Kanela desde 2015 - Foto: Júnior Suzuki
Avelino Guedes da Silva, de 82 anos, usuário do Cras Kanela desde 2015 - Foto: Júnior Suzuki
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.