
Cerca de 30 agentes da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) participam do Curso de Operação Prática de Drones, que ocorre de 6 a 12 de novembro. A formação acontece no Instituto de Ensino GPS, localizado na Quadra 601 Sul, Avenida Teotônio Segurado, e conta também com a participação de dois guardas metropolitanos de Araguaína e uma servidora da Fundação do Meio Ambiente (FMA).
O curso de Piloto Remoto é uma capacitação para operação de aeronaves remotamente pilotadas, dividido em sete módulos, e aborda temas como: Fundamentos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs): tipos de drones, princípios de voo, componentes, manutenção e aplicações em fiscalização ambiental; Meteorologia e Navegação: noções de meteorologia aplicada ao voo; Procedimentos Operacionais e Segurança: decolagem, navegação, manobras e pouso seguro.
Os agentes também farão simulação de Missões de Fiscalização: técnicas de monitoramento, registro de dados georreferenciados, armazenamento e análise de imagens; avaliação e emissão do Certificado de Piloto de RPA (CPR) e aulas práticas.
As aulas práticas com voos acontecerão em locais autorizados. No dia 10 de novembro, as atividades serão realizadas no Lago de Palmas, na região da Agrotins, e no dia 11 de novembro, no Estádio Nilton Santos.
Tecnologia no patrulhamento
Para o gerente da Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana, Adalberto Antonio Bernardo, o curso reforça o compromisso da Guarda Metropolitana de Palmas com a inovação tecnológica e a qualificação contínua de seus agentes para melhor atender à população.
De acordo com o comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes, a capacitação é essencial para fortalecer o trabalho operacional da corporação. “Nós adquirimos dois drones de última geração que vão facilitar o patrulhamento ambiental, o mapeamento de áreas de desmatamento, da pesca predatória, além de apoiar a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) no monitoramento de incursões e operações especializadas”, disse.
Ainda de acordo com Fernandes, os equipamentos também serão utilizados pelo grupamento operacional para monitorar grandes eventos e reforçar a segurança.
Texto: Marcio Greick
Edição: Fernanda Sousa

Palmas - TO Em Palmas, médicos são capacitados para identificar precocemente sinais de transtornos do neurodesenvolvimento
Palmas - TO Projeto oferece curso de customização a mulheres vítimas de violência em Palmas
Palmas - TO Prefeitura de Palmas reforça manutenção nas estradas vicinais que integram rota de ônibus escolares
Palmas - TO Com apoio da Prefeitura de Palmas, corridas de rua impulsionam esporte, saúde e economia
Palmas - TO Palmas amplia atendimento do Cadastro Nacional de Atendimento Familiar na Vila Agrotins
Palmas - TO Palmas segue firme na implantação de projetos estruturantes de cidade inteligente e sustentável