
O Governo do Tocantins comemorou o Dia do Servidor Público com a realização daRota de Inovação - Inteligência Artificial e o Futuro do Serviço Públiconesta quarta-feira, 29, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. A programação reuniu palestras de especialistas sobre tecnologia e o uso da Inteligência Artificial (IA) na gestão pública, além de serviços de saúde e bem-estar voltados aos servidores estaduais.
O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
Durante a cerimônia de abertura, a secretária de Estado da Comunicação, Luiza Rocha, destacou a inovação como um processo de modernização centrado nas pessoas e na inclusão. “A inovação não é apenas sobre máquinas, mas sobre pessoas e como cada servidor pode ser protagonista nesta era digital. Há anos, momentos como este pareciam ficção e distantes e, atualmente, vivemos essa realidade, aprendendo e modernizando os serviços públicos. Inovação é, acima de tudo, conhecimento e propósito para transformar o que fazemos e servir melhor o nosso estado, com um olhar voltado para o futuro e para o outro”, pontuou.
“É interessante observar como um evento voltado à tecnologia e à inteligência artificial também abre espaço para discutir o bem-estar do servidor e da população. Trouxemos o tema da neurodiversidade justamente para mostrar que inovação não é apenas sobre máquinas, mas sobre pessoas, sobre reconhecer as diferentes formas de pensar, sentir e contribuir. Quando entendemos isso, a tecnologia se torna uma aliada real da inclusão e da valorização humana", enfatizou o presidente da ATI, Afrânio Vilar.
Palestras
A programação incluiu atividades interativas que incentivam os participantes a refletirem sobre o uso da tecnologia como aliada do tempo, da produtividade, das relações humanas e da melhoria da qualidade de vida. Especialistas em inovação, psicologia e neurociência compartilharam experiências sobre o papel da inteligência artificial no desenvolvimento de competências e na criação de ambientes de trabalho mais inclusivos e colaborativos.
Entre os destaques, esteve a palestra do chefe da Assessoria de Governança, Planejamento e Inovação do Ministério Público do Tocantins (MPTO), Arnaldo Neto, com o temaComo a Inteligência Artificial pode devolver algumas horas do seu dia, que propõe uma reflexão sobre como a IA pode otimizar tarefas, aumentar a produtividade e liberar tempo para atividades mais criativas e estratégicas no serviço público.
“A IA chega como um verdadeiro instrumento, oferecendo oportunidades de avanço e melhorias. Assim como ocorreu com os celulares, ela surge para potencializar aquilo que já fazemos. É fundamental buscar e utilizar recursos que permitam aproveitar melhor o nosso dia a dia”, enfatizou o palestrante Arnaldo Neto.
Na sequência, a psicóloga clínica e jurídica, terapeuta integrativa e servidora do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Luciane Prado, ministrou a palestra intituladaA Potência do Humano Diante de Novos Desafios, que discutiu o papel essencial do ser humano em um mundo cada vez mais automatizado e destacou a importância da empatia, do propósito e da inteligência emocional frente à tecnologia.
Inclusão na educação e no trabalho
Ao encerrar a programação do evento, o neurocientista e pesquisador em inteligência artificial, Leandro Mattos, apresentou a palestraNeurodiversidade e IA - Construindo Pontes para a Inclusão na Educação e no Trabalho, que inspirou o público a refletir sobre como a tecnologia pode se tornar uma aliada na construção de uma sociedade mais empática e acessível.
“A verdadeira inovação está em compreender que cada mente pensa de um modo único e é justamente essa diversidade que move o conhecimento e o progresso”, evidenciou o palestrante Leandro Mattos.
Leandro Mattos é reconhecido por sua atuação em projetos de inovação com impacto social, abordando como a inteligência artificial pode contribuir para valorizar diferentes formas de cognição e aprendizagem. A proposta foi evidenciar que o uso ético e humano da tecnologia amplia oportunidades, estimula a equidade e torna a relação entre ciência e sociedade mais acessível e transformadora.
Atendimentos para os servidores
Durante o evento, os servidores tiveram à disposição atendimentos e serviços no hall do auditório do Palácio Araguaia, abrangendo cuidados com a saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e tipagem sanguínea, vacinação, atendimento oftalmológico e auriculoterapia. Além disso, estarão disponíveis serviços de beleza, incluindo corte, penteado, design de sobrancelha e maquiagem, bem como uma exposição de produtos locais.
O servidor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Tiago Wender, participou das palestras e evidenciou a importância da temática abordada. “Utilizo ferramentas de IA tanto para pesquisa quanto para o aprimoramento do meu trabalho, principalmente em questões burocráticas. A inteligência artificial nos ajuda bastante a realizar essas tarefas com mais agilidade e precisão. Por isso, é importantíssimo o debate, pois reforça que a inteligência artificial deve ser utilizada e que devemos nos aprimorar, desfazendo o estigma e mostrando que ela vem para tornar o caminho mais rápido”, salientou.
Já a servidora da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Leuda Maria Alves da Silva, aproveitou o evento para usufruir dos serviços disponibilizados. “Estamos sempre na correria, então esses serviços ajudam muito. Sou hipertensa e vim verificar minha pressão. É ótimo ter acesso a esses atendimentos”, concluiu.
Geral Lula ficou "estarrecido" com número de mortos no Rio, diz Lewandowski
Geral "Não era razoável", diz PF sobre planejamento da operação no Rio
Geral Mães de mortos questionam operação no Rio: “Arrancaram o braço dele