Terça, 21 de Outubro de 2025
29°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Adapec realiza vigilância ativa em suinoculturas nos municípios de Axixá e Araguatins

Ação tem como objetivo reforçar o monitoramento sanitário e a prevenção de doenças

21/10/2025 às 13h19
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Técnicos da Adapec realizam vigilância ativa em propriedades suinícolas - Foto: Majuh Souza/Governo do Tocantins
Técnicos da Adapec realizam vigilância ativa em propriedades suinícolas - Foto: Majuh Souza/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), está realizando vigilância ativa de rotina em cinco propriedades suinícolas localizadas nos municípios de Axixá e Araguatins, na região do Bico do Papagaio. A ação foi realizada nessa segunda-feira, 20, e terça-feira, 21, e inclui o cadastramento das propriedades, inspeção visual dos animais e orientações sanitárias aos produtores.

O técnico José Miranda Monteiro Júnior é responsável pelo Programa Estadual de Sanidade dos Suínos, e explica que atualmente, o Tocantins conta com 182.471 suínos e 18.797 produtores rurais cadastrados e as visitas técnicasin locosão fundamentais para garantir o acompanhamento das criações e a manutenção do status sanitário livre da Peste Suína Clássica (PSC). “A suinocultura é uma atividade de grande importância econômica e sanitária. Essas ações preventivas fortalecem a vigilância e asseguram que o Tocantins continue livre de doenças que possam impactar a produção e o comércio de suínos”, informou.

Com o objetivo de colaborar com o crescimento e o desenvolvimento sustentável da suinocultura tocantinense, a Adapec realiza também estudos periódicos para comprovar a ausência do vírus da PSC, com base nas diretrizes do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos (PNSS), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Essas atividades integram o plano de vigilância ativa e passiva executado em todas as regiões do estado, reforçando o compromisso do Tocantins com a saúde animal e a sustentabilidade da produção suinícola.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.