
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) apresentou, na manhã desta quinta-feira, 9, o plano de trabalho da ação Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral, elaborado em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A iniciativa, lançada pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação no dia 8 de setembro deste ano, tem como objetivo agregar arte, cultura e educação nas escolas públicas de tempo integral, fortalecendo a formação dos estudantes e valorizando a identidade cultural local.
No Tocantins, o plano de trabalho prevê a circulação, a produção e a difusão da diversidade cultural e artística em escolas de tempo integral, nas modalidades de Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola e Educação Escolar Indígena, com prioridade para as unidades escolares localizadas em territórios de maior vulnerabilidade socioeconômica e cultural.
Ações previstas
Entre as ações previstas estão formações em linguagem audiovisual e escrita criativa; imersões artísticas e culturais; residências de artistas nas escolas; visitas mediadas a equipamentos culturais; mostras audiovisuais; exposições fotográficas; e lançamentos de livros. Todas as atividades buscam envolver estudantes, professores, artistas e comunidades locais no reconhecimento e na valorização da cultura presente nos territórios em que vivem.
A proposta final do Estado para o desenvolvimento da açãoArte e Cultura na Educação em Tempo Integraldeve ser enviada até o dia 17 de outubro, via portal Transfere Gov.
A secretária interina da Secult, Valéria Kurovski, destacou a importância do projeto para a democratização do acesso à cultura no Estado. “A adesão à açãoArte e Cultura na Educação em Tempo Integralrepresenta uma oportunidade de integrar arte, educação e identidade cultural nas escolas tocantinenses, garantindo que estudantes de diferentes territórios possam se reconhecer e se expressar por meio da cultura. Esta reunião reforça nosso compromisso com a democratização do acesso à cultura no Tocantins”, pontuou.
O coordenador da Licenciatura em Música da UFT, Juliano Casimiro, ressaltou o impacto social da iniciativa. “Transformar as escolas em equipamentos de democracia cultural e artística é um ganho para o estado e vai reverberar por muito tempo. É fundamental que crianças e adolescentes reconheçam e participem da cultura existente em seus territórios, ampliando sua percepção sobre arte e identidade”, enfatizou.
Para a coordenadora do curso de Teatro da UFT, Adriana dos Reis Martins, a ação representa uma oportunidade de aprendizado mútuo. “É uma chance de consolidar a arte nos municípios e nas escolas de tempo integral, promovendo parcerias entre universidade, escolas e comunidade. Estamos na fase de inscrição da proposta no edital e vamos trabalhar para que a execução do projeto seja ampla e inclusiva”, informou.
Também participaram da reunião o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda dos Santos; a assessora de Gabinete da Secult, Lara Faez; o diretor de Convênios e Prestação de Contas, Jean Carlos Silva; e a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Tocantins, Mayra Cabral.
Tocantins Durante caravana do projeto Vida de Mulher, Secult amplia acesso ao cadastro de artesãs no norte do Tocantins
Tocantins Secult destaca produções tocantinenses para assistir, ouvir e visitar
Tocantins Viabilizada pelo Governo do Tocantins, websérie Black Music TOur chega à terceira temporada com estreia nesta quarta-feira, 28
Tocantins Governo do Tocantins viabiliza produção de álbum autoral da banda tocantinense Big Marias
Tocantins Festejo de São Sebastião integra o Calendário Cultural do Tocantins e fortalece tradições nos municípios do estado
Tocantins Projeto "Invasão do Pequi 2" une música e artes visuais em exposição em Palmas
Tocantins Com incentivo do Governo do Tocantins, série em quadrinhos de autor tocantinense é lançada em Palmas
Tocantins Exposição “Antropogênico” segue até dia 14 de janeiro no Palácio Araguaia com entrada gratuita
Tocantins Viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, longa-metragem “Entramas” chega a Bangladesh e marca estreia internacional