Os estudantes dos 9º anos da Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, localizada na região rural de Palmas, participaram na tarde desta quinta-feira, 2, de uma visita ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO), no campus de Palmas, como parte de uma imersão com orientação profissional sobre os cursos disponíveis e as etapas do processo seletivo em andamento.
O diretor da ETI Fidêncio Bogo, Ademir Bandeira, conta que a programação buscou apresentar o funcionamento da instituição, auxiliando os alunos na escolha do curso técnico que desejam se inscrever. Ali, os adolescentes puderam conhecer de perto as instalações como laboratórios, conversar com alunos já matriculados e compreender melhor a dinâmica do ensino no IFTO.
“A experiência proporcionou não apenas informações sobre as áreas de formação, mas também um contato direto com o ambiente acadêmico, incentivando a tomada de decisão mais consciente sobre o futuro escolar e profissional”, destacou Ademir Bandeira.
A aluna Daniela Ferreira de Araújo, 15 anos, quer fazer a seleção para o curso de informática e disse que vai se inscrever e estudar para ser aprovada. “Ainda não fiz a minha inscrição, mas com fé em Deus vai dar certo e vou conseguir ser aprovada”, acredita a estudante.
A orientadora educacional Adna da Silva Oliveira considera que a imersão é um momento importante para que os jovens ampliem sua visão de possibilidades e tenham mais segurança na hora de definir o próximo passo na trajetória educacional. “O tempo foi curto, pois os alunos estavam curiosos e interessados em saber mais sobre os cursos. Mas foi muito bom, receberam muitas informações importantes, tenho certeza que eles gostaram, os olhos deles chegaram a brilhar”, revelou a educadora.
Texto: Milena Botelho
Edição: Denis Rocha