Seguem abertas as inscrições para idosos interessados em participar das atividades oferecidas pela Prefeitura de Palmas no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira. O atendimento aos interessados é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h, na Quadra ACSU-SO 30 (301 Sul), na Avenida NS-01, esquina com a Av. LO-09, próximo à Havan.
Segundo a gerente do parque, Ilma Jardim Vieira, para se inscrever é necessário ter 60 anos ou mais e apresentar atestado médico que libere a participação do idoso. “O parque curou a minha depressão, hoje me sinto mais feliz, mais viva”, revela a auxiliar de serviços gerais, de 63 anos, Maria Aparecida Silva do Nascimento, que frequenta o equipamento desde abril deste ano. Dona Maria Aparecida está entre os 472 inscritos no equipamento público que oferta atividades gratuitas com foco na promoção à saúde da terceira idade. Segundo ela, as atividades também ajudam na sua saúde física. “As atividades que faço aqui ajudaram muito no problema de osteoporose que tenho”, completa.
O professor aposentado e também usuário do Parque da Pessoa Idosa, Luiz Ferreira de Oliveira Júnior, matriculado nas aulas de zumba e ginástica localizada, destaca que a programação do parque consegue aliar bem-estar e saúde física. “As alternativas que temos aqui contribuem muito para nossa qualidade de vida em todos os âmbitos, além de ser uma oportunidade de fazer novos amigos”, diz o usuário.
A educadora física e professora de ginástica localizada, Luiza Campelo, enumera os benefícios das atividades físicas adaptadas para terceira idade. “A ginástica localizada melhora a mobilidade, força muscular, além de ajudar a reduzir sintomas de ansiedade e depressão”, afirma a professora. Entre as atividades oferecidas estão treinamento funcional, voleibol adaptado, zumba, academia ao ar livre, hidroginástica, ginástica localizada, grupos de convivência, orientação pedagógica e dança de salão.
Texto: France Santiago
Edição: Juliana Matos