Na Capital, o pico do calorão desta semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), será na quinta-feira, 2, quando os termômetros marcarão 39º C. Nos outros dias, incluindo esta segunda-feira, 29, a temperatura varia de 24º C a 38º C. E com a temperatura alta e baixa umidade do ar nos últimos dias, Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Palmas foram orientados pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) a promoverem atividades que diminuam o calor e proporcionem mais conforto térmico aos estudantes.
Dentre as recomendações sugeridas às escolas estão a suspensão de atividades que exijam esforço físico, utilização de roupas mais leves, além das merendas que dêem preferência a alimentos in natura ou minimamente processados, o que é recomendado pelo Ministério da Saúde. A Coordenação de Alimentação Escolar da Semed sugere que as unidades educacionais optem por alimentos que possuem bastante água em sua composição, o que ajuda também a hidratar o corpo.
A secretária-executiva pedagógica da Semed, Cândida Cecília, reforça que neste período é importante adotar ações que amenizem o calor evitando, assim, malefícios que a alta temperatura pode trazer à saúde física dos alunos, professores e servidores que atuam nas unidades de ensino. “É fundamental que as unidades mantenham os ambientes ventilados e arejados, busquem realizar atividades que exijam menos esforço físico, escolham para as refeições a ingestão de sucos e frutas e priorizem a hidratação constante dos alunos”, citou algumas orientações.
Texto: Milena Botelho
Edição: Juliana Matos