A Prefeitura de Palmas, por meio da Guarda Metropolitana, iniciou nesta segunda-feira, 22, a participação de 12 agentes da Divisão Ambiental no curso especial para tripulação de embarcações de estado no serviço público, promovido pela Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins. A formação segue até sexta-feira, 3 de outubro, na Capital.
A aula inaugural, ministrada pelo 3º Sargento Almeida, abordou a disciplina de legislação aquaviária. O curso, com carga horária total de 38 horas, sendo 32 teóricas e seis práticas, contempla conteúdos sobre legislação, nomenclatura de embarcações, comunicações, estabilidade, meteorologia, motor propulsor, navegação, manobras, segurança e sobrevivência pessoal.
Segundo o gerente ambiental Adalberto Antonio Bernardo, a capacitação é fundamental para ampliar a atuação da Guarda Metropolitana em operações aquáticas.“Estamos promovendo o aprimoramento no patrulhamento aquático da Divisão Ambiental, garantindo que as ações de fiscalização, resgate e proteção dos recursos hídricos sejam realizadas com segurança e eficiência”, destacou.
Texto: Márcio Greick
Edição: Denis Rocha