
Com serviços ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS), que garantem qualidade de vida e bem-estar da população, O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiências lembrado em todo 21 de setembro. A data visa a mobilização e conscientização da população sobre a importância da inclusão social e combate ao preconceito.
No Tocantins, os atendimentos e acompanhamento dos pacientes acontecem nos Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), em Porto Nacional e Araguaína e nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), em Palmas e Colinas do Tocantins. Nos locais, há equipes multiprofissionais composta por enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ortopedista, médico neurologista, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo que realizam consultas, avaliação, diagnóstico, terapias, indicação de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, que são adquiridos pelo Governo do Tocantins.
Em agosto deste ano, o Governo do Tocantins comemorou o fim da fila de espera dos pacientes que aguardavam por próteses nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs). Além das próteses, o Estado entrega bolsas de colostomia, cadeiras de rodas, muletas e aparelhos auditivos. “O processo de solicitação aqui em Palmas foi rápido, sou grato primeiramente a Deus, e depois os profissionais aqui do CER que me deram toda a atenção necessária, recebi um atendimento excelente. E essa prótese representa autonomia. Mesmo com todo apoio da minha esposa, mas tem hora que ela não está perto e às vezes eu mesmo quero fazer as coisas”, contou o profissional da construção civil, Antônio Trindade, que perdeu uma das pernas num acidente.
A assistência às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também tem se estruturado, com a emissão da carteira de identificação (Ciptea), mutirões de diagnóstico e a construção do Centro Especializado (Cetea), que está em fase de conclusão para ser entregue à população. O serviço funcionará em Palmas, como referência no cuidado com as famílias.
O Estado também instituiu o cordão girassol para identificação das pessoas com deficiências ocultas e a carteira de identificação da pessoa com fibromialgia (CIPF), quegarante atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso a serviços públicos e privados, sobretudo nas áreas de saúde, educação e assistência social. Assim como a Ciptea, a CIPF pode ser solicitada pelo seguinte site:www.servicos.to.gov.br.
"O Tocantins tem avançado no cuidado com as pessoas com deficiência e seguiremos implementando políticas públicas, serviços e espaços para que a assistência seja continuada e com celeridade. A população espera um Sistema Único de Saúde de qualidade e não mediremos esforços para que ele seja o melhor para todos os públicos", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.
A gerente de Gestão do CER III de Palmas, Raidênia Oliveira, relata que “é uma alegria imensurável ver o sorriso no rosto de um paciente que recupera a autonomia, que pode ir ao cinema com a família, pegar um transporte sozinho, retomar sua autoestima e sua vida. Isso não tem preço. Ficamos mais de cinco anos sem entrega de próteses, e agora estamos zerando a fila, devolvendo dignidade às pessoas. É gratificante demais ver esse cuidado com a pessoa com deficiência se concretizando”.
Data
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no Brasil foi criada pela Lei nº 11.133/2005 para conscientizar sobre a inclusão, acessibilidade, direitos e cidadania das pessoas com deficiência.
Conforme a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência as principais diretrizes são promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência; assistência integral à saúde da pessoa com deficiência; prevenção de deficiências; ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação; organização e funcionamento dos serviços de atenção à pessoa com deficiência; e capacitação de recursos humanos.
Saúde Estado de São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025
Saúde Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes
Saúde Um em cada 10 agentes penitenciários teve diagnóstico de depressão
Saúde SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025