Sexta, 12 de Dezembro de 2025
29°

Tempo nublado

Palmas, TO

Saúde Tocantins

Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025

Resultado é fruto de investimentos contínuos, ampliação da capacidade hospitalar e estratégias que aceleraram o atendimento aos usuários do SUS

12/12/2025 às 14h13
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Governo do Tocantins segue transformando vidas com cirurgias eletivas - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins segue transformando vidas com cirurgias eletivas - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins

Com um total de 15.174 procedimentos cirúrgicos realizados de janeiro a 12 de dezembro, o Governo do Tocantins superou a meta de cirurgias eletivas para 2025, ultrapassando o número estabelecido, que era de 15 mil. A conquista se deve aos investimentos do Estado, com ações estratégias da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), que tem garantido um ritmo elevado de atendimentos, nos hospitais sob a sua gestão, nos hospitais municipais conveniados e em unidades privadas contratadas. Somente em repasses aos municípios e com indenizações às equipes do PAGH-Cirúrgico, foram pagos em 2025 R$ 23.425.505,09.

“Esse resultado é fruto do compromisso do Governo do Tocantins em investir na rede pública e fortalecer as estratégias de atendimento. Ampliamos a capacidade dos hospitais estaduais, firmamos parcerias com municípios e contratamos serviços da rede privada para garantir que os tocantinenses que precisam de procedimentos sejam atendidos em tempo oportuno. Seguiremos dando celeridade aos atendimentos, pois essa é uma prioridade do governador Wanderlei Barbosa, desde que assumiu o Governo em 2021 e, de lá para cá, já garantiu mais de 60 mil cirurgias”, informou o secretário-executivo da SES/TO, Luciano Lima Costa.

O governador Wanderlei Barbosa falou sobre a meta alcançada. “Nosso objetivo é promover uma saúde pública cada dia melhor para os tocantinenses e o alcance desta meta reflete nossos esforços. Neste contexto, agradecemos às equipes da Secretaria de Estado da Saúde que se empenham em devolver qualidade de vida à população que busca atendimento em nossos hospitais; e aos municípios que aderiram ao projeto estadual e abriram seus hospitais para realizarem os procedimentos mais simples e, assim, um maior número de pessoas fossem atendidas”, frisou.

Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já realizou 62.826 cirurgias eletivas, como a da vendedora Ruth Cássia de Jesus da Silva, que foi atendida no Hospital Geral de Palmas (HGP). “Sou de Porto Nacional e fiz uma cirurgia dermatológica no nariz, para retirar uma lesão grande que já me incomodava bastante. Ao chegar ao serviço, tudo ocorreu de forma muito rápida, em menos de 30 dias eu já estava com a cirurgia marcada. No dia do procedimento, havia outros pacientes sendo atendidos, mas mesmo assim recebi um atendimento excelente, desde a recepção até o pós-operatório. A equipe trabalhou até de madrugada, sempre com o mesmo cuidado e disposição. Estou tranquila e muito satisfeita com o resultado. Só tenho a agradecer aos profissionais pelo atendimento e pela dedicação”, destacou.

O Hospital Geral de Palmas (HGP) lidera o número de cirurgias eletivas realizadas neste ano, com a realização de 2.347 procedimentos cirúrgicos entre adultos e pediátricos. “Os resultados alcançados refletem, de maneira clara, o empenho e o trabalho dedicado de nossas equipes multiprofissionais, sempre pautadas pela empatia, pela responsabilidade e pelo compromisso com o bem-estar do próximo. Mesmo diante dos desafios, conseguimos atingir um volume expressivo de procedimentos cirúrgicos realizados. Esse avanço é motivo de grande orgulho para o HGP e seguimos firmes na missão de oferecer um atendimento de qualidade e humanizado”, ressaltou o diretor-geral do HGP, Marcelo Parin.

O sentimento de dever cumprido também pertence ao Hospital Regional de Gurupi (HRG), que realizou 978 cirurgias em 2025 e segue com programação de mutirões até o final do ano. “Cada procedimento realizado é uma espera reduzida, uma dor que chega ao fim, uma pessoa que pode voltar à sua rotina. Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado em 2025 e a nossa expectativa é de que, no próximo ano, esse número cresça ainda mais, com a continuidade dos investimentos da gestão estadual e o fortalecimento das equipes e da estrutura do Hospital Regional de Gurupi. Nosso objetivo é seguir reduzindo filas, acelerando diagnósticos e devolvendo qualidade de vida à população”, destacou o diretor administrativo do HRG, Pedro Pires.

Para a superintendente das Unidades Hospitalares Próprias da SES/TO, Ludmila Nunes, “este resultado demonstra o fortalecimento das equipes, a melhoria dos fluxos assistenciais e o ganho de eficiência nos hospitais regionais. Cada cirurgia realizada significa reduzir filas, devolver qualidade de vida e garantir que o cidadão tenha acesso ao cuidado dentro do tempo adequado. Para 2026, a expectativa é consolidar esse ritmo, aprimorar a programação cirúrgica integrada entre as unidades e expandir as forças-tarefa em especialidades com maior demanda. Nosso foco é manter a resolutividade, fortalecer o planejamento regional e assegurar que os hospitais continuem entregando resultados que garantam a redução da demanda reprimida nas diversas especialidades”.

Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Governador Wanderlei Barbosa celebra a superação da meta de eletivas para 2025 - Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Hospital Geral de Palmas lidera produção de cirurgias em 2025 - André Araújo/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.