Quarta, 17 de Setembro de 2025
35°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Cultura Tocantins

Com apoio do Governo do Tocantins, Palmas recebe 2ª edição do Festival Cinetoca

Projeto recebeu recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) e mostra a força do cinema independente e tocantinense; produções concorrem ao Tro...

17/09/2025 às 17h33
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Mostra valoriza realizadores tocantinenses, que concentram cerca de 80% das premiações do festival - Foto: Divulgação
Mostra valoriza realizadores tocantinenses, que concentram cerca de 80% das premiações do festival - Foto: Divulgação

Com o apoio do Governo do Tocantins, Palmas receberá a segunda edição doFestival Cinetoca – O Grande Prêmio do Cinema Tocantinense, que ocorre nos dias 23, 24 e 26 de setembro, a partir das 19 horas, no CineSesc do Centro de Atividades, localizado na quadra 502 Norte, Avenida LO 16. Realizado com recursos do ciclo 1 da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), por meio da Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult), o evento celebra e fortalece o audiovisual produzido no estado e no Brasil.

Nesta edição, o festival recebeu 443 filmes inscritos de todas as regiões do país, número que confirma a relevância da iniciativa no cenário nacional. Após um processo de curadoria, foram selecionadas 12 obras que compõem a Seleção Oficial de 2025, dividida entre a Mostra Nacional e a Mostra Tocantinense.

A Mostra Nacional contou com curadoria de Jeferson Silva, profissional de destaque no audiovisual brasileiro. Já a Mostra Tocantinense foi conduzida por Alexandre Wacker, produtor e realizador com atuação no Rio de Janeiro.

A programação reflete a força do cinema independente e a pluralidade cultural do Brasil. As produções selecionadas irão disputar o Troféu Ritxoko, concebido em metal maciço pelo artesão tocantinense José Soares. A peça é inspirada nas tradicionais bonecas Karajá (Ritxòkò), patrimônio imaterial da cultura brasileira reconhecido pelo Iphan desde 2012.

Para o produtor executivo da Cinetoca, Túlio de Melo, o evento representa um marco para o audiovisual tocantinense e nortista. “Nós somos muito carentes de espaços que possibilitem encontros, exibições e conversas com realizadores. Tem estado que tem mais de 15 festivais, e nós não temos. O nosso festival veio para ficar, vai ocorrer de forma permanente, ano após ano. O grande objetivo é valorizar os produtores e realizadores tocantinenses, tanto que quase 80% das premiações são voltadas a eles. É uma oportunidade para conhecer o trabalho dos nossos artistas e fortalecer o cinema regional”, afirma.

Programação gratuita

O festival é aberto ao público e gratuito. Além das sessões de cinema, haverá debates, encontros entre realizadores, homenagens e a grande noite de premiação, que promete celebrar o talento e a criatividade dos cineastas tocantinenses e brasileiros.

Os filmes selecionados na Mostra Nacional e na Mostra Tocantinense podem ser conferidos no siteSecretaria da Cultura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.