
Com o apoio do Governo do Tocantins, Palmas receberá a segunda edição doFestival Cinetoca – O Grande Prêmio do Cinema Tocantinense, que ocorre nos dias 23, 24 e 26 de setembro, a partir das 19 horas, no CineSesc do Centro de Atividades, localizado na quadra 502 Norte, Avenida LO 16. Realizado com recursos do ciclo 1 da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), por meio da Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult), o evento celebra e fortalece o audiovisual produzido no estado e no Brasil.
Nesta edição, o festival recebeu 443 filmes inscritos de todas as regiões do país, número que confirma a relevância da iniciativa no cenário nacional. Após um processo de curadoria, foram selecionadas 12 obras que compõem a Seleção Oficial de 2025, dividida entre a Mostra Nacional e a Mostra Tocantinense.
A Mostra Nacional contou com curadoria de Jeferson Silva, profissional de destaque no audiovisual brasileiro. Já a Mostra Tocantinense foi conduzida por Alexandre Wacker, produtor e realizador com atuação no Rio de Janeiro.
A programação reflete a força do cinema independente e a pluralidade cultural do Brasil. As produções selecionadas irão disputar o Troféu Ritxoko, concebido em metal maciço pelo artesão tocantinense José Soares. A peça é inspirada nas tradicionais bonecas Karajá (Ritxòkò), patrimônio imaterial da cultura brasileira reconhecido pelo Iphan desde 2012.
Para o produtor executivo da Cinetoca, Túlio de Melo, o evento representa um marco para o audiovisual tocantinense e nortista. “Nós somos muito carentes de espaços que possibilitem encontros, exibições e conversas com realizadores. Tem estado que tem mais de 15 festivais, e nós não temos. O nosso festival veio para ficar, vai ocorrer de forma permanente, ano após ano. O grande objetivo é valorizar os produtores e realizadores tocantinenses, tanto que quase 80% das premiações são voltadas a eles. É uma oportunidade para conhecer o trabalho dos nossos artistas e fortalecer o cinema regional”, afirma.
Programação gratuita
O festival é aberto ao público e gratuito. Além das sessões de cinema, haverá debates, encontros entre realizadores, homenagens e a grande noite de premiação, que promete celebrar o talento e a criatividade dos cineastas tocantinenses e brasileiros.
Os filmes selecionados na Mostra Nacional e na Mostra Tocantinense podem ser conferidos no siteSecretaria da Cultura.
Tocantins Governo do Tocantins integra cultura e meio ambiente em projetos que fortalecem identidade, educação ambiental e proteção dos territórios
Tocantins Ourivesaria de Natividade é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil
Tocantins Governo do Tocantins reforça políticas culturais em Seminário de Patrimônio e do Programa (re)Conexões
Tocantins Governo do Tocantins realiza 1º Encontro Temático de Construção da Igualdade Racial com debates, cultura e entrega de certificação quilombola
Tocantins Com parceria da Secult, programa (re)Conexões está com inscrições abertas
Tocantins Em Palmas, projeto contemplado pelo Governo do Tocantins lança a “Antologia Poética Bico do Papagaio” com sarau e choro
Tocantins Governo do Tocantins propicia tecnologia, leitura e experiências culturais na 22ª Festa da Manga, em Tupirama
Tocantins Com apoio da Secult, Araguatins recebe oficina de escrita criativa
Tocantins Governo do Tocantins busca reconhecimento da Ourivesaria de Natividade como Patrimônio Cultural do Brasil