
Desde que assumiu a gestão da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), em 1º de fevereiro deste ano, o presidente Amélio Cayres (Republicanos) vem promovendo reuniões com sua equipe técnica – diretores e coordenadores, de forma a alimentar o Portal da Transparência. O objetivo é tornar o acesso às informações mais rápido e com mais eficiência, zerando a circulação de papel.
A determinação do presidente é para que haja esforço conjunto, a fim de que todas as informações geradas dentro da Casa sejam disponibilizadas nos canais públicos e acessíveis a todos que queiram consultá-las.
Segundo Cayres, zerar a circulação de papel, digitalizando os processos já existentes e, paralelamente, aperfeiçoando os sistemas para que os novos processos tramitem nos meios digitais, também é uma das metas da atual gestão da Assembleia.
Cayres entende que tornar a gestão mais transparente “é uma obrigação de todo gestor, uma vez que a sociedade tem o direito de saber onde são investidos os recursos públicos”.
Técnicos da Aleto já estão com visitas agendadas às Assembleias Legislativas de outros estados para conhecer os sistemas de processos eletrônicos. A ideia é conhecer de perto sistemas que já funcionam e adaptá-los à realidade da Aleto. A modernização do Diário da Assembleia, que passará a ter um novo layout, além de ter certificação digital, está sendo finalizada.
Ranking
Matéria publicada nesta quinta-feira, 25, pelo Portal UOL, apresentou um ranking de desempenho quanto à transparência e governança das 27 Assembleias Legislativas do país.
O presidente da Casa recebeu com tranquilidade essa informação, uma vez que o levantamento de dados que resultou no ranking foi realizado, ainda no ano de 2022, e que ações para mudar essa realidade vêm sendo tomadas antes da divulgação do relatório.
Ainda assim, é bom destacar que alguns indicadores utilizados pela pesquisa não favoreceram a Aleto. Um exemplo é o fato da Casa ter contas ativas no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube e, mesmo assim, ser pontuada negativamente por não ter uma conta no Tik Tok, e também por não divulgar em seu portal a agenda do presidente.
A Aleto também foi pontuada de maneira equivocada em vários itens da pesquisa, como receber nota “0” por não divulgar gastos com verba indenizatória, sendo que tais gastos são públicos e podem ser conferidos no link: https://al.to.leg.br/transparencia/verbaIndenizatoria.
Também teve pontuação negativa por não ter o salário dos servidores divulgados, quando, na verdade, essas informações também são de fácil acesso, estando disponível no link: http://s2.asp.srv.br/etransparencia.asslegis.tocantins.to/servlet/wppessoalconsulta.
A Aleto recebeu, ainda, nota “0” por não ter em seu portal acesso a Ouvidoria, quando na verdade o canal para denúncia, sugestão, reclamação ou solicitação de informações está disponível no link: https://al.to.leg.br/ouvidoria.
A simples correção das informações atribuídas de maneira errada à Aleto seria suficiente para a Casa deixar o bloco das assembleias classificadas como “ruim”, quanto à transparência de suas informações. Mesmo assim, o presidente da Casa garante que, no próximo ano, quando os dados colhidos forem referentes ao primeiro ano de sua gestão, o Tocantins estará ocupando as primeiras posições do mesmo ranking.
LDO 2026 Mesa Diretora da Aleto envia projeto da LDO 2026 para a Comissão de Finanças
NOVOS SERVIDORES Aleto empossa novos servidores e chega perto da meta estabelecida para 2025
OBRA DE AMPLIAÇÃO Presidente da Aleto, Amélio Cayres, vistoria obra de ampliação da sede do Parlamento
RESULTADO DAS PROVAS Aleto publica resultado das provas objetivas do concurso público
USO DO CAPACETE Detran esclarece dúvidas sobre o uso do capacete por motociclista
PIRACEMA Governo do Tocantins segue com Operação Piracema até 28 de fevereiro em todo o Estado
RECUPERAÇÃO Governo do Tocantins acelera trabalhos de recuperação e conservação de asfalto entre Palmas e Porto Nacional para concluir processo de federalização
ZOOSSANITÁRIA Tocantins prorroga por 180 dias estado de emergência zoossanitária para Influenza Aviária
BICO DO PAPAGAIO Governo do Tocantins executa manutenção de vários trechos rodoviários na região do Bico do Papagaio