
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), vistoriou na tarde desta segunda-feira, 7, a obra de ampliação da sede do Poder Legislativo.
Acompanhado pelo diretor-geral da Casa, Irisfran Pereira, o presidente constatou a evolução da parte estrutural e o cumprimento das etapas concluídas do prédio. “Esse prédio é fruto de um compromisso nosso de oferecer melhores condições de espaço e de trabalho para nossos servidores, além da oportunidade de manter a aproximação necessária para que possamos preservar a qualidade dos serviços prestados aos tocantinenses”, destacou.
De acordo com o engenheiro da obra, Carlos Henrique Rodrigues, se tudo ocorrer conforme o previsto, a entrega deve ser mantida para o final deste ano. “A parte estrutural está pronta. Só falta concretar a laje do posto do elevador e a passarela que ligará os dois prédios”, disse.
O engenheiro afirmou que a alvenaria já está quase toda concluída e que a próxima etapa – a conclusão dos rebocos interno e externo – deve ser finalizada em setembro.
Modernização
Prevista em cerca de R$ 18 milhões, a expansão do prédio do Parlamento Estadual faz parte do projeto de modernização da estrutura do Legislativo, pensado pelo presidente Amélio Cayres, com o aval dos outros 23 parlamentares estaduais.
Esse é mais um projeto da gestão que, segundo Cayres, trará mais economia aos cofres da Assembleia Legislativa, bem como conforto e integração dos funcionários que trabalham no anexo atual. “A proposta das novas instalações vem ao encontro da necessidade de ampliar espaços da Casa Legislativa, especialmente com a chegada dos novos servidores, advindos do concurso”, complementou.
Histórico
O primeiro passo para a obra de ampliação foi dado com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, feito em setembro de 2023, entre a Aleto e a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) para elaboração do projeto inicial, acompanhamento da licitação e fiscalização da obra.
No final de maio de 2023, os parlamentares assinaram conjuntamente o contrato com a construtora Acauã, responsável pela obra.
A obra
Construída em uma área de 5.300 metros quadrados, a ampliação da sede do Poder Legislativo tem capacidade para acomodar o dobro de servidores que hoje trabalham em um prédio alugado.
Além das salas habituais, constam do projeto área extensa para solenidades, lanchonete e espaço de convivência. O destaque ficará por conta de uma passarela, interligando o Plenário ao prédio que será construído.
LDO 2026 Mesa Diretora da Aleto envia projeto da LDO 2026 para a Comissão de Finanças
NOVOS SERVIDORES Aleto empossa novos servidores e chega perto da meta estabelecida para 2025
RESULTADO DAS PROVAS Aleto publica resultado das provas objetivas do concurso público
USO DO CAPACETE Detran esclarece dúvidas sobre o uso do capacete por motociclista
PIRACEMA Governo do Tocantins segue com Operação Piracema até 28 de fevereiro em todo o Estado
RECUPERAÇÃO Governo do Tocantins acelera trabalhos de recuperação e conservação de asfalto entre Palmas e Porto Nacional para concluir processo de federalização
ZOOSSANITÁRIA Tocantins prorroga por 180 dias estado de emergência zoossanitária para Influenza Aviária
BICO DO PAPAGAIO Governo do Tocantins executa manutenção de vários trechos rodoviários na região do Bico do Papagaio
RURALTINS Tocantins vai investir mais de R$ 600 mil em treinamento e capacitação de técnicos do Ruraltins para ampliar o crédito rural