O Espaço Educador Dagmar Fróes passou a oferecer, gratuitamente, aulas de violão para crianças e adolescentes do município de Pau D’Arco, localizado às margens do rio Araguaia, na região noroeste do Tocantins, a 400 km de Palmas. O projeto é voltado para toda a comunidade interessada, com turmas às segundas e quartas-feiras, nos horários das 19 e 20 horas.
O curso, ministrado pela Cooperativa de Trabalho dos Empreendedores Sociais da Região Norte (Coopesren), é fruto de uma proposta aprovada em edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A partir desse edital, o Espaço Educador passou por reforma, ampliação e modernização, além de receber investimentos na compra de materiais didáticos, instrumentos e equipamentos audiovisuais.
O Espaço Educador foi criado com o propósito de acolher e impulsionar projetos culturais e sociais. Desenvolve atividades como rodas de leitura, contação de histórias, oficinas de arte e cultura, palestras, debates, concursos literários e sessões de cinema comunitário, consolidando-se como ponto de encontro e desenvolvimento educacional e cultural.
Segundo a coordenadora Amanda Teixeira, a ideia do projeto nasceu do desejo da cooperativa de contribuir com a democratização do acesso à cultura e à educação. “O Espaço Educador foi pensado justamente para garantir às pessoas essas oportunidades. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais as ofertas culturais e educativas, levando música, dança, artes visuais e outras formas de aprendizado para a comunidade”, afirma.
As aulas de violão são ministradas pelo professor Edson Augusto, que destaca a importância de levar arte e música à comunidade de Pau D’Arco. “A música vai muito além do entretenimento: é uma forma de educar, incluir e transformar vidas. Ela ajuda a desenvolver disciplina, concentração e criatividade, além de afastar os jovens dos riscos da vulnerabilidade social, como as drogas e a marginalização. Também fortalece os laços comunitários, dá oportunidade de expressão e valoriza nossa cultura local”, pontua.
Coopesren
A Cooperativa de Trabalho dos Empreendedores Sociais da Região Norte (Coopesren) possui um histórico de atuação que antecede sua formalização como entidade jurídica. Originada de movimentos sociais urbanos e rurais, bem como de comunidades ribeirinhas e tradicionais, a cooperativa atua em eixos como educação popular, cultura, agricultura familiar, pesquisa e resgate de memórias.
Entre suas principais iniciativas, destaca-se o Ponto de Memória do Território Indígena Karajá Ixybiòwa, iniciado em 2020. Desde então, foram realizadas ações como pesquisas culturais, publicação de livro paradidático sobre o povo Karajá (2022), oficinas de língua materna Iny-Rubé, artefatos e ornamentos corporais, além de colaborações com festividades tradicionais.
Para 2025, a cooperativa executa novos projetos: em Pau D’Arco/TO:Espaço Educador e Hortas Comunitárias; em Marabá/PA:Conexões Interculturaise a Exposição de Artes Visuais:Território, Força e Ancestralidade; em Colinas/TO: projetoFlor de Pequi – Primavera Literária no Santa Rosa.
Mais informações: Instagram: @coopesren ou pelo telefone (63) 99292-3178.