
O Espaço Educador Dagmar Fróes passou a oferecer, gratuitamente, aulas de violão para crianças e adolescentes do município de Pau D’Arco, localizado às margens do rio Araguaia, na região noroeste do Tocantins, a 400 km de Palmas. O projeto é voltado para toda a comunidade interessada, com turmas às segundas e quartas-feiras, nos horários das 19 e 20 horas.
O curso, ministrado pela Cooperativa de Trabalho dos Empreendedores Sociais da Região Norte (Coopesren), é fruto de uma proposta aprovada em edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A partir desse edital, o Espaço Educador passou por reforma, ampliação e modernização, além de receber investimentos na compra de materiais didáticos, instrumentos e equipamentos audiovisuais.
O Espaço Educador foi criado com o propósito de acolher e impulsionar projetos culturais e sociais. Desenvolve atividades como rodas de leitura, contação de histórias, oficinas de arte e cultura, palestras, debates, concursos literários e sessões de cinema comunitário, consolidando-se como ponto de encontro e desenvolvimento educacional e cultural.
Segundo a coordenadora Amanda Teixeira, a ideia do projeto nasceu do desejo da cooperativa de contribuir com a democratização do acesso à cultura e à educação. “O Espaço Educador foi pensado justamente para garantir às pessoas essas oportunidades. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais as ofertas culturais e educativas, levando música, dança, artes visuais e outras formas de aprendizado para a comunidade”, afirma.
As aulas de violão são ministradas pelo professor Edson Augusto, que destaca a importância de levar arte e música à comunidade de Pau D’Arco. “A música vai muito além do entretenimento: é uma forma de educar, incluir e transformar vidas. Ela ajuda a desenvolver disciplina, concentração e criatividade, além de afastar os jovens dos riscos da vulnerabilidade social, como as drogas e a marginalização. Também fortalece os laços comunitários, dá oportunidade de expressão e valoriza nossa cultura local”, pontua.
Coopesren
A Cooperativa de Trabalho dos Empreendedores Sociais da Região Norte (Coopesren) possui um histórico de atuação que antecede sua formalização como entidade jurídica. Originada de movimentos sociais urbanos e rurais, bem como de comunidades ribeirinhas e tradicionais, a cooperativa atua em eixos como educação popular, cultura, agricultura familiar, pesquisa e resgate de memórias.
Entre suas principais iniciativas, destaca-se o Ponto de Memória do Território Indígena Karajá Ixybiòwa, iniciado em 2020. Desde então, foram realizadas ações como pesquisas culturais, publicação de livro paradidático sobre o povo Karajá (2022), oficinas de língua materna Iny-Rubé, artefatos e ornamentos corporais, além de colaborações com festividades tradicionais.
Para 2025, a cooperativa executa novos projetos: em Pau D’Arco/TO:Espaço Educador e Hortas Comunitárias; em Marabá/PA:Conexões Interculturaise a Exposição de Artes Visuais:Território, Força e Ancestralidade; em Colinas/TO: projetoFlor de Pequi – Primavera Literária no Santa Rosa.
Mais informações: Instagram: @coopesren ou pelo telefone (63) 99292-3178.
Tocantins Governo do Tocantins integra cultura e meio ambiente em projetos que fortalecem identidade, educação ambiental e proteção dos territórios
Tocantins Ourivesaria de Natividade é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil
Tocantins Governo do Tocantins reforça políticas culturais em Seminário de Patrimônio e do Programa (re)Conexões
Tocantins Governo do Tocantins realiza 1º Encontro Temático de Construção da Igualdade Racial com debates, cultura e entrega de certificação quilombola
Tocantins Com parceria da Secult, programa (re)Conexões está com inscrições abertas
Tocantins Em Palmas, projeto contemplado pelo Governo do Tocantins lança a “Antologia Poética Bico do Papagaio” com sarau e choro
Tocantins Governo do Tocantins propicia tecnologia, leitura e experiências culturais na 22ª Festa da Manga, em Tupirama
Tocantins Com apoio da Secult, Araguatins recebe oficina de escrita criativa
Tocantins Governo do Tocantins busca reconhecimento da Ourivesaria de Natividade como Patrimônio Cultural do Brasil