
Os fazedores de cultura do Tocantins — artistas, grupos, coletivos, produtores e agentes culturais — têm à disposição uma ferramenta essencial para garantir visibilidade, reconhecimento e acesso a oportunidades: o Mapa Cultural do Tocantins. A plataforma do Governo do Tocantins integra o sistema nacional Mapas Culturais, software livre e colaborativo utilizado em todo o Brasil para gestão, mapeamento e preservação da memória cultural.
De acordo com o superintendente de Incentivo e Fomento à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Antônio Miranda, estar no Mapa Cultural é um passo decisivo para fortalecer a cadeia criativa do Estado. “O cadastro no Mapa Cultural é fundamental para fortalecer a rede de fazedores de cultura em nosso estado. Ele permite que artistas, grupos e coletivos sejam reconhecidos oficialmente, ampliando as oportunidades de participação em editais e projetos. Além disso, o mapeamento contribui para a formulação de políticas públicas mais justas e direcionadas às reais necessidades do setor. Estar no Mapa Cultural é garantir visibilidade, acesso e representatividade. É um passo essencial para consolidar a cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico”, ressalta.
Além de servir como vitrine para os trabalhadores da cultura, a plataforma também é um instrumento de gestão pública. Por meio do georreferenciamento, possibilita identificar onde há maior concentração de atividades culturais, bem como lacunas e potencialidades em diferentes regiões. Essa leitura do território cultural permite que os investimentos sejam mais eficazes e inclusivos, beneficiando a todos.
Com o cadastro, os agentes culturais passam a ter acesso direto às informações sobre editais, formações e projetos promovidos pelo Governo do Tocantins, ampliando suas chances de participação em ações de fomento.
O acesso à plataforma é simples e gratuito: basta entrar no site do Mapa Cultural do Tocantins, criar um perfil e cadastrar suas atividades.
Basta seguir os seguintes passos: acesse o sitemapadacultura.secult.to.gov.br; clique em “Entrar” e, em seguida, em “Fazer Cadastro”; informe o seu e-mail e CPF; crie uma senha segura e fácil de lembrar; clique em “Continuar”; informe o seu nome e uma minibiografia; adicione suas áreas de atuação e clique em “Criar Cadastro”.
Com o perfil criado, é possível adicionar fotos, vídeos, links úteis e todas as informações que considerar pertinentes sobre o seu trabalho.
Tocantins Governo do Tocantins integra cultura e meio ambiente em projetos que fortalecem identidade, educação ambiental e proteção dos territórios
Tocantins Ourivesaria de Natividade é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil
Tocantins Governo do Tocantins reforça políticas culturais em Seminário de Patrimônio e do Programa (re)Conexões
Tocantins Governo do Tocantins realiza 1º Encontro Temático de Construção da Igualdade Racial com debates, cultura e entrega de certificação quilombola
Tocantins Com parceria da Secult, programa (re)Conexões está com inscrições abertas
Tocantins Em Palmas, projeto contemplado pelo Governo do Tocantins lança a “Antologia Poética Bico do Papagaio” com sarau e choro
Tocantins Governo do Tocantins propicia tecnologia, leitura e experiências culturais na 22ª Festa da Manga, em Tupirama
Tocantins Com apoio da Secult, Araguatins recebe oficina de escrita criativa
Tocantins Governo do Tocantins busca reconhecimento da Ourivesaria de Natividade como Patrimônio Cultural do Brasil