Na manhã desta terça-feira, 16, foi finalizado o terceiro módulo da capacitação em Lian Gong em 18 Terapias, prática chinesa baseada em exercícios físicos voltados ao alívio da dor e à prevenção de doenças. A qualificação é realizada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.
O curso teve como principal objetivo capacitar profissionais de saúde para implantar e expandir o programa Lian Gong, prática corporal terapêutica e preventiva da medicina tradicional chinesa, composta por 54 movimentos simples e suaves, divididos em três séries de 18 exercícios. O projeto busca ampliar o acesso a práticas corporais e promover modos de vida saudáveis.
O fisioterapeuta e instrutor Tiago Veloso destacou a importância do curso. “Finalizamos a sequência de 18 exercícios e aprendemos o método completo. O mais importante agora é aplicar esse conhecimento nos locais de trabalho e promover a saúde por meio desses exercícios”.
O fisioterapeuta Carlos Carneiro Lira ressaltou a importância da capacitação. “Fizemos um treinamento em práticas integrativas para profissionais da atenção primária. Queremos levar esse conhecimento aos usuários, melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças e promover a saúde com atividades coletivas. Nossa expectativa é ampliar o acesso e garantir profissionais preparados”.
A podóloga Elizabete Oliveira também compartilhou sua experiência. “Aprendi muito sobre respiração, movimentação e equilíbrio. Esses exercícios são muito importantes para os idosos. Percebi melhora no equilíbrio e na respiração e, no meu caso, até a pressão diminuiu depois dos exercícios de respiração”.
Daniel Reis – estagiário sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Iara Cruz