A Prefeitura, por meio da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), promove entre os dias 15 e 18 de setembro a ‘Qualificação Inicial da Patrulha Mulher Segura’. Participam do treinamento 13 guardas metropolitanos que passam a integrar a equipe especializada no atendimento, acolhimento e proteção de mulheres e meninas em situação de violência. A formação acontece na Casa da Mulher Brasileira, com apoio da Rede de Apoio e Proteção a Mulheres e Meninas, que reúne diversas instituições comprometidas com o enfrentamento à violência de gênero.
Programação
Na quarta-feira, 17, às 14 horas, será realizada a palestra “Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas’, ministrada pela subinspetora Valdelice Oliveira. Durante os quatro dias de atividades, os participantes recebem capacitação sobre temas essenciais para a atuação na patrulha, como:
A programação conta ainda com palestras de profissionais de referência, incluindo representantes do Ministério Público, da Polícia Militar, da Casa da Mulher Brasileira, psicólogos e especialistas em direitos das mulheres.
Segundo a coordenadora da Patrulha Mulher Segura, inspetora-chefe Letícia Bordin, a capacitação é estratégica para fortalecer o serviço: “Nosso objetivo é preparar a equipe para atuar com excelência, garantindo proteção, acolhimento e orientação às mulheres em situação de violência, sempre de forma humanizada e integrada com a rede de apoio”, afirmou.
O encerramento do curso será no dia 18 de setembro, com a apresentação do ‘Prontuário Patrulha Mulher Segura’, ferramenta destinada ao registro e acompanhamento dos atendimentos, que vai ampliar a integração entre os órgãos parceiros e assegurar mais eficiência nas ações de proteção.
Texto: Márcio Greick
Edição: Denis Rocha