
As equipes da Superintendência de Proteção Social Especial e da Proteção Social Básica participaram nesta sexta-feira, 12, do 2º Mutirão PopRua Jud, que ofereceu diversos serviços, como cadastro em programas sociais, atualização cadastral do CadÚnico, atendimentos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do programa Família Acolhedora.
José Ferreira de Souza chegou cedo à Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, onde o evento foi realizado, e buscou atendimento com a equipe da Proteção Social Básica, realizando sua inscrição no Cadastro Único do Governo Federal. “Agora eu vou ter o Bolsa Família. É muito importante essa ajuda, pois atualmente eu não tenho renda, e esses R$ 600 já vão ajudar a comprar comida”, disse, acrescentando que também recebeu atendimento de saúde e tomou vacinas.
As estudantes de psicologia Franciella Alves e Erotildes Batista participaram do mutirão acompanhadas de colegas de curso. “Viemos observar a dinâmica do atendimento e as abordagens com as pessoas em situação de rua. Estamos acompanhadas de um dos nossos professores”, explicou Franciella.
Erotildes elogiou a iniciativa do Poder Judiciário e das instituições parceiras: “Que oportunidade maravilhosa é reunir todos esses serviços em um só lugar e trazer as pessoas em situação de rua como prioridade. Ajudá-las a alcançar documentos e serviços é garantir acesso aos seus direitos e à cidadania”, destacou.
Na área de acesso à Justiça, foram ofertados serviços de assistência jurídica gratuita e humanizada, conciliações e audiências, defesa de direitos previdenciários, trabalhistas e migratórios, além de regularização documental e mediação de conflitos.
Na área da saúde, o público teve acesso a consultas médicas e odontológicas gratuitas, vacinação, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, mamografias e prevenção de câncer, além de atendimentos de fisioterapia, auriculoterapia e reflexologia. Também foram realizadas triagem clínica, aferição de pressão e orientações de saúde preventiva.
A população também pôde emitir documentos como RG, CPF, título de eleitor, certificados de reservista, além de fazer registro e retificação de documentos civis. Foram ofertados também atendimentos do Centro Especializado de Assistência Social (Creas), das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) e do programa Família Acolhedora.
No local, houve ainda atendimentos de beleza e bem-estar, serviços veterinários para pets, varal solidário com roupas e calçados, além da distribuição de kits de higiene pessoal e bucal. (Com informações Cecom TJTO)
Texto: Eliene Campelo
Edição: Iara Cruz


Palmas - TO Projeto Juntos pela Inclusão da Prefeitura de Palmas beneficia mães atendidas pelo Programa BPC na Escola
Palmas - TO Cabos de iluminação de LED instalados este ano no Jardim Taquari são furtados
Palmas - TO Guardas metropolitanos de Palmas realizam ato de solidariedade no Hemocentro
Palmas - TO Prefeitura de Palmas e Ministério Público alinham ações para aprimorar a política da mulher no município
Palmas - TO Prefeitura de Palmas promove encontro formativo para supervisores e orientadores da Educação Infantil
Palmas - TO Prefeito Eduardo Siqueira Campos anuncia concessão de direitos aos servidores públicos no Dia do Servidor
Palmas - TO Aluno da rede municipal de ensino de Palmas representa o Tocantins na modalidade xadrez dos Jogos Escolares Brasileiros
Palmas - TO Pisos modulares instalados na quadra poliesportiva da Arse 111 são destruídos em ato de vandalismo
Palmas - TO Prefeitura abre cadastro para interessados em participar do mutirão Palmas Mais Empregos