
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi), promoveu na manhã desta sexta-feira, 12, uma capacitação para cerca de 50 profissionais do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Palmas e de municípios vizinhos. O evento foi realizado no auditório do Hospital Veterinário Ceulp/Ulbra, na Quadra ACSO-SO 150 (1501 Sul), e contou com a presença do secretário de Governo, Sérgio Vieira Marques, e do titular da Seasi, Major Negreiros.
Com o tema ‘Rotina de Inspeção e Programa de Autocontrole’, a engenheira de alimentos e consultora empresarial Graziela Paludo falou sobre a importância da implantação de Programas de Autocontrole (PAC) para garantir a segurança alimentar dentro das indústrias de produção nos municípios. “Com a implantação dos PACs, os profissionais levam para as empresas a responsabilidade por descrever, monitorar e manter os programas funcionando de acordo com a legislação vigente, facilitando, assim, o trabalho da fiscalização”.
Ainda de acordo com Graziela Paludo, que também é doutora em biotecnologia, é preciso que haja uma troca de conhecimento entre os municípios que já têm implantado esses programas com outros entes municipais que ainda não tenham aderido ao programa. Além disso, é importante buscar assistência nos órgãos de fiscalização, a exemplo da Adapec, que já tem uma expertise com programas de autocontrole, bem como referências no mercado.
A médica veterinária de Paraíso do Tocantins, Ranielly Mendonça, falou sobre a segurança do programa, especialmente para o consumidor. “Com o programa de Autocontrole, o consumidor terá uma garantia maior da qualidade do produto que ele está consumindo, pois se trata de uma questão de saúde pública”, destaca.
Em seguida, a servidora do Serviço de Inspeção Municipal de Palmas, Fernanda Paula Fernandes dos Santos Veloso, discorreu sobre as ‘Rotinas de Inspeção como Pilar da Qualidade Sanitária’. Ela falou das vivências e boas práticas da fiscalização nas indústrias de Palmas, e como os fiscais são vistos pela sociedade. “Estamos desmistificando que o serviço de fiscalização é apenas punitivo, pois, antes de aplicar sanções, fazemos um trabalho educativo e de proteção à saúde pública, juntos as empresas”, concluiu.
Saldo positivo
Para a diretora de Inspeção Municipal de Palmas, Allana Merse, a capacitação teve um saldo positivo. “Contamos com a presença de representantes de 22 municípios, pois o nosso objetivo é despertar na fiscalização a questão da implementação dos programas de autocontrole para garantir a segurança alimentar dentro das indústrias levando ao consumidor produtos de alta qualidade”, concluiu
Texto: Márcio Greick
Edição: Iara Cruz

Palmas - TO Projeto Juntos pela Inclusão da Prefeitura de Palmas beneficia mães atendidas pelo Programa BPC na Escola
Palmas - TO Cabos de iluminação de LED instalados este ano no Jardim Taquari são furtados
Palmas - TO Guardas metropolitanos de Palmas realizam ato de solidariedade no Hemocentro
Palmas - TO Prefeitura de Palmas e Ministério Público alinham ações para aprimorar a política da mulher no município
Palmas - TO Prefeitura de Palmas promove encontro formativo para supervisores e orientadores da Educação Infantil
Palmas - TO Prefeito Eduardo Siqueira Campos anuncia concessão de direitos aos servidores públicos no Dia do Servidor
Palmas - TO Aluno da rede municipal de ensino de Palmas representa o Tocantins na modalidade xadrez dos Jogos Escolares Brasileiros
Palmas - TO Pisos modulares instalados na quadra poliesportiva da Arse 111 são destruídos em ato de vandalismo
Palmas - TO Prefeitura abre cadastro para interessados em participar do mutirão Palmas Mais Empregos