
O Procon Tocantins concluiu nessa quarta-feira, 10, a operação “De Olho no Prazo de Validade”, em alusão aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A ação ocorreu nos municípios de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Dianópolis, Guaraí, Colinas do Tocantins, Araguaína, Araguatins e Tocantinópolis; e foram apreendidos 9.376 produtos impróprios para consumo.
Durante a operação, iniciada no dia 27 de agosto, os fiscais do órgão lavraram 83 autos de infração por diversas irregularidades, como: comercialização de produtos vencidos, ausência de informações sobre prazo de validade e fabricação, mercadorias avariadas, além de itens sem informações em língua portuguesa quanto às suas características, composição, preço, garantia, origem e demais especificações obrigatórias. Também foram identificados produtos cuja venda é proibida diretamente ao consumidor.
Foram notificadas 21 empresas por não terem o Código de Defesa do Consumidor disponível para consulta ou por ausência de preços visíveis nos produtos. As empresas autuadas possuem o prazo de 20 dias para apresentar defesa. Após esse período, será definido se haverá ou não multa e qual será o seu valor, que varia conforme a gravidade da situação e a ocorrência ou não de reincidência.
Produtos apreendidos
Em Palmas, foram recolhidos 3.160 itens; em Porto Nacional, 1.591; em Araguatins, 899; em Dianópolis, 824; em Tocantinópolis, 786; em Araguaína, 750; em Colinas do Tocantins, 684; em Guaraí, 493; e em Gurupi, 189.
Entre os produtos estavam pão de forma, milho verde, iogurte, café, arroz, salgadinhos, sabão líquido, cerveja, desinfetante, macarrão instantâneo, amaciante, limpa-vidros, azeitona, pedra sanitária, esmalte, amendoim torrado, pó para refresco, carne, linguiça, biscoito, chocolate, flocão de arroz, repelente, desodorante, ervilha, entre outros.
CDC
A realização da operação marca as comemorações pelos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor, legislação essencial para garantir o equilíbrio nas relações de consumo. O superintendente do Procon Tocantins, Euclides Correia, destaca que a atuação do órgão é indispensável para resguardar os direitos da população. “O Código de Defesa do Consumidor é um marco na proteção. Com esta operação, reforçamos nosso compromisso de assegurar que a saúde e a segurança dos consumidores não sejam colocadas em risco por práticas abusivas de fornecedores”, afirma o superintendente.
Denúncias
Consumidores que identificarem irregularidades ou se sentirem lesados podem registrar denúncias no Procon Tocantins por meio dos canais oficiais: Disque-Denúncia 151 ou WhatsApp (63) 99216-6840. O estabelecimento será fiscalizado e, caso a irregularidade seja confirmada, as penalidades cabíveis serão aplicadas.
“A colaboração de cada consumidor é fundamental. Quando o consumidor denuncia, conseguimos agir de forma mais rápida e eficaz. Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso a produtos de qualidade e dentro da lei”, afirma o diretor de Fiscalização do órgão, Magno Silva.
Tocantins Volta às aulas: Agência de Metrologia fiscaliza cronotacógrafos e orienta pais sobre segurança no transporte escolar
Geral Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, ultrapassa marca de 100 prêmios
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa prestigia a tradicional vaquejada de Paranã e reforça o valor cultural da festa para a região
Tocantins Naturatins participa de cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado
Geral Morre Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração
Tocantins Com mais de 90% das obras concluídas, governador Wanderlei Barbosa visita obras do campus da Unitins em Dianópolis e anuncia entrega em 60 dias