Quarta, 10 de Setembro de 2025
26°

Tempo limpo

Palmas, TO

Assistência Social Tocantins

Governo do Tocantins capacita técnicos e gestores municipais para fortalecer a política de segurança alimentar e nutricional

Atividades iniciam nesta quarta-feira, 10, em Divinópolis, e se estendem até 31 de outubro em outras 20 cidades

09/09/2025 às 15h45
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Ação também foi realizada pela equipe de Segurança Alimentar da Setas em 2024, quando outros 38 municípios tocantinenses foram atendidos - Foto: Setas/Governo do Tocantins
Ação também foi realizada pela equipe de Segurança Alimentar da Setas em 2024, quando outros 38 municípios tocantinenses foram atendidos - Foto: Setas/Governo do Tocantins

Com o objetivo de fortalecer a política e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza entre os dias 10 de setembro e 31 de outubro capacitações e assessoramentos técnicos em 21 cidades-polo, contemplando mais 35 municípios tocantinenses.

As atividades iniciam nesta quarta-feira, 10, em Divinópolis e estão estruturadas em três eixos: capacitação dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar (Comsea) e das Câmaras Intersecretariais de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan); e assessoramento para adesão ao Sisan. Em 2024, este mesmo trabalho foi realizado em outros 38 municípios do Tocantins.

A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da Setas, Tereza Luzia, destaca que as capacitações têm como foco estimular práticas alimentares adequadas, valorizando os alimentos regionais e o aproveitamento integral dos alimentos, o que contribui para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida. “Já o assessoramento ao Sinan fortalece a gestão municipal e integra as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional. De forma conjunta, essas ações ampliam o acesso a alimentos de qualidade e efetivam o direito humano à alimentação adequada”, explica.

Capacitação

A capacitação busca qualificar conselheiros e gestores municipais para atuar no planejamento, no monitoramento e na execução das políticas de segurança alimentar e nutricional.

A formação abordará os temas: fundamentos do Direito Humano à alimentação adequada; funcionamento do Sisan; elaboração de planos municipais de SAN; e estratégias de articulação intersetorial.

Os encontros serão presenciais em municípios-polo, com participação das cidades vizinhas, ampliando o alcance regional.

Assessoramento para adesão ao Sisan

A equipe da Gerência de Segurança Alimentar da Setas visitará os municípios com o objetivo de orientar as equipes técnicas locais e apoiar o processo formal de adesão ao Sisan.

Serão fornecidas orientações sobre: decreto de criação; instalação e funcionamento do Comsea; constituição da Caisan municipal; e elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Cronograma

Região sudeste – de 10 a 12 de setembro:

Divinópolis (capacitação);

Cristalândia (capacitação);

Lagoa da Confusão (assessoramento e capacitação).

Região centro-norte – de 15 a 19 de setembro:

Babaçulândia (capacitação);

Campos Lindos (assessoramento e capacitação);

Itacajá (capacitação).

Região norte (Bico do Papagaio) – de 22 a 26 de setembro:

Araguatins (capacitação);

Carrasco Bonito (assessoramento);

Tocantinópolis (capacitação).

Região centro-norte – de 29 de setembro a 3 de outubro:

Piraquê (capacitação);

Nova Olinda (capacitação);

Arapoema (assessoramento).

Região médio-norte – de 13 a 17 de outubro:

Colinas (capacitação);

Colmeia (assessoramento e capacitação);

Pequizeiro (capacitação).

Região centro-oeste/médio-oeste – de 20 a 24 de outubro:

Novo Alegre (assessoramento);

Paranã (capacitação);

Ponte Alta do Tocantins (assessoramento).

Região centro-sul – de 27 a 31 de outubro:

Formoso do Araguaia (capacitação);

São Valério da Natividade (capacitação);

Brejinho de Nazaré (assessoramento).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.