
Durante o período carnavalesco, o Governo do Tocantins, em parceria com os municípios, intensifica as ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil com a campanha da Ação Estratégica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) –Pule, Brinque e Cuide. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes, especialmente em um período marcado por maior vulnerabilidade e situações de violação de direitos.
Reafirmando o compromisso com a erradicação do trabalho infantil e a promoção de políticas públicas que assegurem um presente e um futuro mais dignos para crianças e adolescentes, o Governo do Tocantins, por meio da equipe técnica da Proteção Social Especial, da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), percorre sete municípios, de segunda-feira, 9, a sexta-feira, 13, promovendo orientações a gestores e distribuindo materiais da campanha para mobilização social e fortalecimento da rede de proteção.
De acordo com a técnica da Proteção Social Especial da Setas, Eziana Freitas, o período festivo exige atenção redobrada. “O carnaval é um momento de alegria, mas também de riscos. Por isso, nosso trabalho é sensibilizar a população para que crianças e adolescentes estejam protegidos, longe de qualquer forma de exploração ou violação de direitos”, destacou.
As atividades são realizadas nas cidades de Dianópolis, Taguatinga, Arraias, Gurupi, Xambioá, Augustinópolis e Araguatins, alcançando comunidades de norte a sul do Tocantins.
Durante as mobilizações, a equipe desenvolve ações educativas, orientações, distribuição de materiais informativos e articulação com a rede socioassistencial, conselhos tutelares e demais órgãos parceiros. O foco é reforçar que o carnaval deve ser um período de diversão segura, sem exploração do trabalho infantil, garantindo que crianças e adolescentes tenham seus direitos preservados.
Aepeti – Pule, Brinque e Cuide
A campanhaPule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentesé promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), e integra a Ação Estratégica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti).
No Tocantins, a ação percorre municípios de diferentes regiões, fortalecendo o diálogo com a sociedade e a atuação da rede de proteção.
A técnica da Proteção Social Especial, Julianna Moreira, ressaltou a importância da atuação integrada. “A campanha Aepeti fortalece o trabalho conjunto entre os municípios, a rede socioassistencial e os órgãos de proteção. É fundamental que todos estejam atentos e comprometidos para garantir que nenhuma criança tenha seus direitos violados durante esse período”, afirmou.
No município de Gurupi, o secretário municipal de Assistência Social, Darcy Fonseca, destacou a relevância da parceria entre Estado e municípios. “A campanha Aepeti fortalece a conscientização da população e o trabalho da rede de proteção. Em Gurupi, estamos unidos ao Governo do Estado para garantir que nossas crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados, especialmente em períodos festivos, quando a vigilância precisa ser intensificada”, pontuou.
Carnaval é tempo de alegria, mas também de cuidado e responsabilidade
Com o lemaPule, Brinque e Cuide, a iniciativa convoca famílias, comerciantes, gestores públicos e toda a sociedade a observar, prevenir e denunciar situações de trabalho infantil, contribuindo para um carnaval mais consciente e humano.
A campanha reforça que trabalho infantil não é brincadeira e que criança tem direito de brincar, estudar e viver a infância com dignidade, proteção e segurança. O trabalho infantil compromete o desenvolvimento físico, emocional e social, além de afastar crianças e adolescentes da escola e do convívio familiar adequado.
Para a gerente da Proteção Social Especial da Setas, Ruth Sampaio, a iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Tocantins com a garantia de direitos. “Proteger crianças e adolescentes é um dever de todos. O Estado segue firme no enfrentamento ao trabalho infantil e conta com a participação dos municípios e dos demais equipamentos da rede de proteção”, concluiu.
Gurupi - TO Secretários de Assistência Social e da Mulher de Gurupi cumprem agenda em Brasília com o ministro Wellington Dias e fortalecem parcerias para ampliar políticas sociais no município
Gurupi - TO Gurupi recebe campanha “Pule, Brinque e Cuide” e reforça proteção de crianças e adolescentes no Carnaval
Tocantins Em Brasília, Governo do Tocantins participa de debates estratégicos no Fórum Nacional de Assistência Social
Tocantins Governo do Tocantins promove oficinas e atendimentos no retorno às aulas do Projeto Mãos que Criam
Gurupi - TO Assistência Social de Gurupi realiza ação em apoio às famílias afetadas pelas fortes chuvas
Tocantins Governo do Tocantins assegura acolhimento humanizado na Casa de Apoio Vera Lúcia com atuação integrada entre Setas e Saúde
Tocantins Governo do Tocantins garante acolhimento humanizado na Casa de Apoio Vera Lúcia por meio de serviço integrado entre Setas e Saúde
Tocantins Governo do Tocantins reforça prevenção ao trabalho escravo e defesa da dignidade humana em todo o estado
Tocantins Governo do Tocantins promove curso gratuito de Autodesenvolvimento Pessoal e Profissional, no Sine de Palmas