
O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado de sua esposa, a desembargadora Ângela Prudente, participou, nessa segunda-feira, 8, em Natividade, da missa solene em honra a Nossa Senhora da Natividade, padroeira do estado. A celebração marcou o encerramento do novenário iniciado em 30 de agosto e reuniu milhares de fiéis, autoridades religiosas, civis e políticas.
Na ocasião, Laurez Moreira ressaltou a importância da festividade para a identidade do Tocantins. “Celebrar Nossa Senhora da Natividade é enaltecer a história, a cultura e a fé do povo tocantinense. Natividade é o berço cultural do nosso estado e, por isso, estar aqui junto ao nosso povo é uma forma de reafirmar nossas raízes e nossa devoção. A padroeira nos inspira a cuidar do estado com amor, fé e esperança em dias melhores para todos”, enfatizou.
A missa foi presidida pelo bispo diocesano de Porto Nacional, Dom José Moreira, que expressou sua alegria em viver esse momento. “Nossa Senhora da Natividade é a mãe de Jesus e a padroeira desta terra, onde nasceu a história do estado. Ver a fé desse povo é uma honra e motivo de gratidão”, destacou.
Presente há mais de três décadas em Natividade, o monsenhor Joatan Bispo Macedo, recordou a trajetória da devoção mariana e sua importância cultural. “Natividade é o continente que guarda os conteúdos históricos, religiosos e culturais desta terra. A invocação de Nossa Senhora da Natividade foi a primeira nestas plagas, ainda no século XVIII, entre escravos, indígenas, vaqueiros e colonos. Por isso, quando o Tocantins foi criado, era natural que ela se tornasse a padroeira do estado. Essa festa não é apenas religiosa, mas também cultural, porque reúne a identidade e a força do nosso povo”, pontuou.
O pároco de Dianópolis, padre Eldinei Carneiro, também evidenciou o simbolismo da celebração. “Celebrar Nossa Senhora da Natividade é festejar o nascimento de Maria e, nela, o nascimento da fé que sustenta o nosso povo. Esta devoção, oficializada em 1992 pelo Papa João Paulo II, lembra nossas origens, nossa cultura e nossa religiosidade. Nossa Senhora da Natividade é a mãe do Tocantins e sua festa é expressão da união entre fé, história e esperança do nosso povo”, salientou.
Participaram da celebração o prefeito de Natividade, Thiago Cerqueira; o senador da República, Irajá Abreu; o deputado estadual Gutierres Torquato; o vereador de Palmas Walter Viana; e os vereadores de Gurupi André Caixeta e Pedro Morais.
História da padroeira
A devoção a Nossa Senhora da Natividade tem origem no século XVIII, quando a imagem foi trazida por colonizadores portugueses para a região que hoje é o município de Natividade, em 1735. Em 1992, a pedido da Diocese de Porto Nacional, o Papa João Paulo II declarou oficialmente Nossa Senhora da Natividade como padroeira do estado.
O Tocantins é o único estado brasileiro que tem Nossa Senhora da Natividade como padroeira. A festa é celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a Imaculada Conceição (8 de dezembro), reforçando o simbolismo do nascimento e da esperança.
Tocantins Foco em transparência: Governo do Tocantins esclarece que reduziu despesas com aeronaves, manteve apenas um contrato e o do jato de R$ 20 milhões foi encerrado
Tocantins Segurança Pública do Tocantins integra Operação Narke V e amplia ações contra o tráfico de drogas
Tocantins Governo do Tocantins e Judiciário entregam mais de 800 títulos de regularização fundiária em Augustinópolis e Sítio Novo
Tocantins Em fórum nacional, governador Laurez Moreira e ministro Márcio França reforçam parceria institucional para fortalecer pequenos negócios no Tocantins
Tocantins Com participação estratégica, Tocantins é destaque na 83ª Reunião Ordinária do Conaprev
Tocantins Tocantins alcança 4º lugar em ranking nacional de combate à alcoolemia e à embriaguez no trânsito
Tocantins Segurança Pública do Tocantins informa que corpo não identificado aguarda reconhecimento no IML de Palmas
Tocantins Segurança Pública do Tocantins informa que corpo não identificado e não reclamado aguarda reconhecimento no IML de Palmas
Tocantins Polícia Civil do Tocantins deflagra operação para investigar direcionamento de licitações e desvio de recursos da merenda escolar em Alvorada