As iniciativas bem-sucedidas da Prefeitura de Palmas, realizadas por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), no âmbito da segurança alimentar estão sendo apresentadas no ‘Habitar la Amazônia, Alimentar el Futuro’, que teve início nesta terça-feira, 2, e segue até esta quinta-feira, 4, na cidade de Manaus. O evento tem a participação de representantes de 60 municípios brasileiros e delegações de nove países da América do Sul e Caribe.
O secretário-executivo de Ação Social, Amilson Rodrigues, observou sobre a participação de Palmas neste evento internacional. “Participar deste encontro e levar as experiências exitosas da atual gestão municipal na área de segurança alimentar, contribuí para que outras cidades e países possam compartilhar dos nossos programas, além da troca de experiências neste setor”, afirmou o gestor.
O gerente de segurança alimentar e nutricional da Semas, Felipe Coelho, conduziu um painel que destacou as ações da gestão municipal no combate à fome e à insegurança alimentar e nutricional na Capital. “Destacamos a reativação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, bem como as ações multifacetadas e articulação com outros órgãos para fortalecer esse trabalho”, disse.
Durante o evento, os representantes de Palmas participam de oficinas de discussões sobre as práticas alimentares na região amazônica, estratégicas e planejamento para enfrentar a insegurança alimentar.
Alimenta Cidades
Palmas está entre os 91 municípios priorizados na Estratégia Alimenta Cidades, programa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) que contempla ações induzidas e apoiadas pelo Governo Federal com foco no acesso à alimentação saudável para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Texto: France Santiago
Edição: Denis Rocha