O Governo do Tocantins, representado pelo secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, assinou, nessa sexta-feira, 29, em Colinas, a Ordem de Serviço para reforma e modernização do Centro de Ensino Médio Castelo Branco. Essa é mais uma ação do projetoObra Toda Semana: transformando escolas, construindo futuros, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).
Com investimento de R$ 2,6 milhões, a obra contempla a construção de passarelas cobertas; reforma dos pisos; reforma dos forros; reforma dos banheiros; reforma e pintura da quadra; Plano de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCIP); paisagismo; pintura geral da unidade escolar; troca de telhado do pavilhão de laboratório; troca da caixa d’água; e a parte elétrica para climatização.
O titular da Seduc, Fábio Vaz, reforçou a importância de cuidar das unidades escolares. “Uma estrutura bem conservada melhora a qualidade do ensino, os estudantes se sentem bem em frequentar os ambientes. O jovem passa boa parte do seu dia na escola e tendo um ambiente mais bonito, limpo e climatizado faz toda a diferença, por isso estamos investindo nisso”, enfatizou.
A superintendente Regional de Educação de Colinas, Josefa Almeida, destacou que a obra representa muito para a comunidade escolar do município. “Uma escola receber essas melhorias de infraestrutura, além de proporcionar um ambiente mais adequado para os estudantes e servidores, vai influenciar diretamente no processo de ensino e aprendizado dos nossos educandos”, pontuou.
Desde o lançamento do projeto, em junho deste ano, esta é a 12ª ordem de serviço assinada e já ocorreram duas inaugurações de escolas reformadas. O objetivo é que a ação seja realizada até julho de 2026.
Novo ambiente
Ainda em Colinas, o secretário Fábio Vaz oficializou a entrega do prédio da Universidade de Gurupi (Unirg) para que os estudantes do Colégio Militar do Estado do Tocantins João XXIII sigam com o calendário escolar, após o incidente ocorrido na unidade, que já passava por reforma completa.
O secretário também realizou uma visita técnica às obras em andamento no Colégio Militar, que contam com investimento de cerca de R$ 3,4 milhões para sua reestruturação.
“Nós estamos muito satisfeitos com esse local e que nossos filhos vão continuar estudando juntos. É temporário, enquanto a nossa querida escola é reconstruída”, ressaltou Patrícia Oliveira, mãe de uma estudante.
A professora Edilene Gouveia destacou que o prédio vai trazer mais segurança para os estudantes. “Aqui vai ser mais confortável para os alunos, para que eles possam vir estudar com mais conforto, sem preocupação. Com menos de 24 horas nós já sabíamos onde seria o novo prédio, estamos muito felizes com esse cuidado”, concluiu.