Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Palmas estão realizando atividades variadas durante a “Semana do Comer” para fortalecer o vínculo das crianças com a cultura alimentar local e incentivar a exploração de novos sabores e texturas. Segundo a Secretaria Municipal da Educação (Semed), nesta quinta-feira, 28, o Cmei Paraíso Infantil, localizado no setor Bela Vista, realizou uma atividade especial para as turmas da Pré-Escola I.
A equipe pedagógica explorou a mandioca em suas diversas formas e apresentações, desde a planta até as formas processadas em farelos, farinhas e em receitas. A atividade expôs diversas apresentações do alimento em bandejas sensoriais propiciando aos alunos uma experiência sensorial – por meio do tato, olfato, visão, paladar e audição – envolvendo cor, odor, sabor, textura, até o som da mastigação. A dinâmica permitiu que as crianças aprendessem ainda sobre a origem e a importância desse alimento na culinária regional de forma lúdica e interativa.
A professora Richely Silva mostrou o arbusto da mandioca às crianças e de forma pedagógica explicou sobre a estrutura da planta. “Ela é um tubérculo, cultivado, principalmente, pelo amido das raízes, grande fonte de energia e vitaminas. Um alimento saudável, que se transforma em vários outros alimentos”, disse Richely. Hermínia Teixeira, professora parceira na ação, conduziu os alunos ao contato sensorial com as farinhas, amido e demais formas do alimento.
A gestora da unidade, Fabrina Nogueira, explicou que a equipe do Cmei Paraíso Infantil buscou trabalhar na ‘Semana do Comer’ estratégias para tornar a alimentação uma experiência significativa para as crianças, por forma do encanto sensorial, afeto, aprendizado e cultura. “A proposta pedagógica foi conjunta e aprimorada, incluiu a equipe de coordenação de apoio e merendeiras, que acolheram muito bem a ideia com a elaboração e produção das receitas”, disse Fabrina.
Texto: Aline Belous
Edição: Juliana Matos