
Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
Gurupi sediou nesta quinta-feira, 28, no Centro Cultural Mauro Cunha, uma audiência pública voltada para a inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis. O evento foi promovido pelo Ministério do Trabalho, pela Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região e pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. A atividade reuniu catadores, associações, representantes de instituições e autoridades, entre elas a prefeita Josi Nunes.

A audiência foi presidida pela procuradora coordenadora regional de Regularidade do Trabalho, Dra. Dalliana Vilar Pereira, que destacou a importância do encontro como parte de um projeto nacional do Ministério Público do Trabalho, voltado à inclusão socioprodutiva dos catadores.
“O objetivo é ouvir os catadores e catadoras de materiais recicláveis, compreender sua realidade e construir soluções coletivas. A audiência integra um projeto nacional do Ministério Público do Trabalho que busca, além do fechamento dos lixões e a implantação de aterros, garantir a inclusão social e produtiva desses trabalhadores, que são verdadeiros agentes ambientais. Não podemos simplesmente encerrar os lixões sem assegurar que esses profissionais sejam incluídos na cadeia de produção. Hoje é um dia de ouvir mais do que responder, de provocar reflexões sobre como organizar de forma adequada os catadores em associações e cooperativas, discutir as obrigações dos municípios e apontar formas possíveis de financiamento para que essa inclusão seja real e duradoura”, disse Vilar.

Compromisso da gestão municipal
A prefeita Josi Nunes destacou que a temática é essencial para construir soluções que assegurem a dignidade desses trabalhadores. “Discutir a inclusão dos catadores é garantir cada vez mais a valorização de profissionais que desempenham um trabalho tão importante para a sociedade e para o meio ambiente. Nossa gestão sempre estará aberta ao diálogo e à construção coletiva dessas melhorias, em qualquer segmento”, afirmou.

O vice-prefeito Adailton Fonseca reforçou que a audiência amplia o debate sobre melhorias reais na vida dos catadores. “Essa discussão é muito bem-vinda. Gurupi já está caminhando para criar cooperativas, como prevê a premissa nacional do Ministério Público do Trabalho, mas o mais importante é que isso se traduza em qualidade de vida para os catadores e catadoras. Esse é o compromisso da gestão: avançar para melhorar a vida dessas pessoas”, ressaltou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Wilson de Souza, lembrou que a prefeitura tem atuado como mediadora entre os catadores e as associações. “Essa audiência pública é muito importante porque traz conforto aos catadores. A Prefeitura tem se empenhado em mediar esse diálogo para que todos tenham um saldo positivo, fortalecendo o cooperativismo e a preservação ambiental”, disse.

Já a secretária municipal de Assistência Social, Rayane Nascimento, ressaltou a importância do diálogo e da valorização. “Queremos ouvir, entender as necessidades e transformar em propostas concretas. Os catadores têm papel fundamental para manter Gurupi limpa, reduzir o lixo em aterros e gerar renda. Nossa gestão reconhece essa importância e está comprometida em apoiá-los, fortalecendo cooperativas, oferecendo melhores condições de trabalho e garantindo sua inclusão no SUAS. Queremos que sejam vistos como verdadeiros agentes ambientais, com dignidade e valorização”, afirmou.

Participação dos catadores
Os trabalhadores da reciclagem também tiveram espaço para expor suas demandas e expectativas. O catador Adão Santos de Carvalho, que atua há mais de 10 anos no Aterro Sanitário de Gurupi, reforçou a necessidade de avanços. “Essa discussão é muito necessária para nós. Esperamos que daqui saiam melhorias para o nosso trabalho e para a nossa vida”, disse.
A catadora Geralda Nogueira, que trabalha pelas ruas da cidade, agradeceu pela oportunidade de participar. “Foi muito importante poder estar aqui e sugerir melhorias. Espero que consigamos melhorar nossa renda e as condições de trabalho”, afirmou.
Já Diogo de Oliveira, também catador no Aterro Sanitário, destacou a importância do diálogo com as autoridades. “Essa audiência foi muito boa para sermos ouvidos e falar sobre nossas necessidades com as autoridades. Precisamos desse apoio para continuar nosso trabalho de forma mais justa e organizada”, ressaltou.

Autoridades e instituições presentes
Além da prefeita Josi Nunes e do vice-prefeito Adailton Fonseca, participaram da audiência a juíza titular da Vara do Trabalho de Gurupi, Érica Oliveira Angoti; a promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Maria Juliana Naves Dias do Carmo; o defensor público, Dr. Antonio Iwace Santana; o procurador do Trabalho, Dr. João Otávio Fidanza Frota (participação remota); representantes do Cerest, universidades e institutos federais, entre outras autoridades.
Também estiveram presentes representantes das associações ACMG (Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Gurupi) e Reciclagem Novo Mundo, além de catadores e catadoras individuais.
Próximos passos
A audiência pública marca o início de uma série de debates que deverão envolver o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Poder Judiciário e órgãos municipais. O objetivo é construir soluções conjuntas que promovam a inclusão socioprodutiva dos catadores e catadoras de materiais recicláveis em Gurupi, alinhando sustentabilidade, cidadania e geração de renda.
Tocantins Governo lança programa Tocantins Presente, em Miracema, com ampla atuação da Setas e serviços diretos à população
Tocantins Governo do Tocantins firma parceria com Exército Brasileiro para qualificação e inserção no mercado de trabalho de jovens egressos do serviço militar
Tocantins Governo do Tocantins encerra 1º Encontro dos Gestores dos Postos do Sine com formações técnicas e entrega de certificados
Tocantins Governo do Tocantins reúne gestores e fortalece rede Sine com foco no futuro do atendimento ao trabalhador
Tocantins Setas promove capacitações para ampliar oportunidades no mercado de trabalho no Tocantins
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins fortalece rede Sine com 1º Encontro Estadual de Gestores
Tocantins Governo do Tocantins promove Feira da Sustentabilidade da Setas, em 2 de dezembro
Tocantins Governo do Tocantins encerra ciclo de oficinas do Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária
Tocantins Governo do Tocantins e municípios discutem políticas de assistência social durante a Comissão Intergestores Bipartite