Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Palmas estão nesta semana realizando uma série de atividades voltadas à Semana do Comer. A iniciativa que busca incentivar hábitos alimentares saudáveis entre as crianças atendidas na rede segue até sexta-feira, 29.
As programações incluem rodas de conversa, contação de histórias, oficinas culinárias, degustações e momentos lúdicos. Os educadores aproveitam para apresentar de forma divertida a importância da ingestão das frutas, verduras e alimentos naturais no dia a dia.
Segundo a diretora da Educação Infantil, Jordana Fernandes Jácomo, a proposta das dinâmicas da Semana do Comer vai além da sala de aula. “Além de envolver toda a equipe da unidade educacional e as crianças, todas as famílias também são convidadas a participar com receitas caseiras e experiências que reforçam o cuidado com a alimentação tanto na escola quanto em casa”, conta.
Para a superintendente de Gestão Escolar, Maria Antônia Almeida, a semana é mais uma oportunidade para despertar a curiosidade e o prazer por alimentos saudáveis. “Todas as programações dos nossos Cmeis são ricas em criatividade e conhecimento, o que facilita mostrar para os nossos pequenos que comer bem também pode ser gostoso e divertido”, elogiou a gestora.
Unidades
Todos os Cmeis estão promovendo de forma criativa e simultânea as atividades para marcar mais uma edição desta ação que integra o calendário anual da rede municipal de ensino da Capital. No Cmei Aconchego, localizado no Jardim Aureny IV, as crianças participaram dos momentos de contação de história com o tema “O piquenique do tomatinho e a galinha Maricota”. Também aprenderam o que a horta produz e sobre quais as folhas comestíveis, conheceram o território das frutas e até o final da semana ainda vão prestigiar a exposição e degustação de frutas na área externa da unidade.
A equipe do Cmei Araras, situado no Recanto das Araras, escolheu como tema “O cerrado alimenta, a infância floresce” e programou rodas com cantigas populares e exposição de frutas e comidas regionais. A unidade montou uma cozinha experimental para a produção de sucos e receitas saudáveis e desafios entre as crianças e famílias para ensinar suas receitas preferidas.
No Cmei Lucas Ruan, em Taquaralto, os educadores organizaram também o Dia “D” da Alimentação Saudável, que inclui bate-papos sobre alimentação saudável, montaram um gráfico do alimento preferido da criança. As crianças terão ainda brincadeiras com a caixa surpresa das frutas, intervenções artísticas com frutas ou verduras utilizando tintas e brincadeiras como amarelinha das frutas, dentre outras.
Texto: Milena Botelho
Edição: Juliana Matos