
Para entender as principais motivações de afastamento dos trabalhadores atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebe, até está quarta-feira, 27, um treinamento com o Ministério da Saúde (MS).
A capacitação iniciou nessa segunda-feira, 25, e conta com a participação das áreas técnicas da SES (Gestão e Educação do Trabalho na Saúde e da Vigilância em Saúde); da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e Universidade Federal da Bahia (UFB),
Os profissionais tiveram acesso às informações relacionadas aos investimentos na Superintendência de Gestão Profissional e da Educação na Saúde (SGTES/SES-TO) no âmbito da gestão do trabalho, bem como as propostas a serem trabalhadas nas oficinas. Também são feitos diálogos sobre proposta preliminar para o Sistema de Informação Nacional para a Gestão do Trabalho, Saúde e Segurança do Trabalhador do SUS, que está em desenvolvimento no país.
“As oficinas estaduais, distrital e Ministério da Saúde têm por objetivos aproximar a área de gestão do trabalho na saúde do Ministério da Saúde com os territórios, trabalhadores do SUS, gestores, pesquisadores, sindicatos, controle social e outras representações, bem como debater as prioridades dos territórios para subsidiar a elaboração do Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde e Segurança da Trabalhadora e do Trabalhador do SUS (PNAIST/SUS)”, frisa a analista técnica do Ministério da Saúde, Anne Silveira.
"Este é um tema muito importante, pois se trata do cuidado com os nossos servidores, os quais são responsáveis por cuidar da população tocantinense. Garantir a integralidade do zelo com a saúde de cada um é responsabilidade da gestão e felizmente temos avançado no assunto em todo o Tocantins”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
Para o diretor da Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde (DRMATS/SES-TO), Tiago Silva, essa tem sido uma demanda crescente na área de gestão do trabalho, principalmente nos quadros de adoecimento de profissionais, mostrando a importância de identificar o motivo desse adoecimento para poder assim começar a desenvolver ações de combate e de produção de mais saúde dentro de todos os setores da SES-TO.
“É essencial termos esta discussão para o olhar de quem é trabalhador, de quem está vivenciando o cuidado em saúde, porque são esses profissionais que vão usufruir de um programa de saúde que as valorize e proponha ações de cuidado e zelo com medidas que vem deles para eles”, relata o assessor de humanização da SES-TO, Wendy da Cunha.
O gerente de Saúde do Trabalhador do Tocantins na Vigilância em Saúde, Evesson Farias, destaca que “encontros como estes fortalecem o trabalho na tomada de decisões baseadas não apenas em dados, mas também em evidências que aprimorem as informações e tragam melhorias para todos de forma conjunta”.
Saúde Marcha em São Paulo pede legalização da maconha
Saúde Após cirurgia, cacique Raoni segue com boa evolução clínica em UTI
Saúde Cacique Raoni é submetido a cirurgia intestinal e segue na UTI