A quadra da Escola Municipal Henrique Talone em Palmas, localizada na Arse 24, (210 Sul), foi palco de uma tarde de superação, aprendizado e muita diversão nesta terça-feira, 19. A programação temática da Semana de Diversidade e Inclusão , que visa promover a diversidade no ambiente escolar, é fruto da parceria entre o Centro de Referência Paralímpico e a Superintendência de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e o Instituto Reviver.
Durante a programação, desenvolvida pelo programa Reviver Itinerante – Viva a Diferença!, os alunos da unidade de ensino tiveram contato direto com a realidade da prática paradesportiva, por meio do basquete em cadeira de rodas, atletismo adaptado, golbol e bocha adaptada.
O estudante do 4° ano João Felipe Freitas falou sobre a primeira vez que teve contato com os esportes adaptados. “Hoje, tive a oportunidade de conhecer mais sobre essas modalidades e foi muito bom participar’’.
Já o atleta paralímpico Hugo Daniel Xavier, praticante do basquete em cadeira de rodas, destacou a importância de fomentar o conhecimento sobre as modalidades inclusivas. “É muito importante esse contato com a comunidade porque nem todo mundo sabe da nossa realidade”.
A professora de educação física da Escola Henrique Talone, Lidiane Maciel explicou que por conta do grande número de alunos PcDs matriculados na unidade decidiu buscar a parceria com o instituto Reviver, para promover uma imersão prática que sensibilize a comunidade escolar para a importância da equidade e do respeito às diferenças.
Programação da escolas participantes
Quinta-feira, 21/08, às 9h30 – Escola Municipal Anne Frank (Arne 14 – 110 Norte)
Sexta-feira, 22/08, às 9 horas e às 16 horas – Cmei Amâncio José de Moraes (Arse 22 – 206 Sul)
Texto: Taygo Mello
Edição: Denis Rocha