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Educação de Palmas recebe associação de mães atípicas para dialogar sobre inclusão nas unidades educacionais

Grupo apresentou demandas que visam o melhor atendimento a esses estudantes

20/08/2025 às 09h06
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
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Durante a reunião o grupo que representa as famílias atípicas apresentou algumas reivindicações – Foto: Vania Machado
Durante a reunião o grupo que representa as famílias atípicas apresentou algumas reivindicações – Foto: Vania Machado

Na tarde desta terça-feira, 19, equipe técnica da Secretaria da Municipal da Educação de Palmas (Semed) reuniu-se com representantes da Toca das Leoas – grupo de apoio jurídico às famílias neurodivergentes e pessoas com deficiência – para alinhamento de ações educacionais inclusivas visando a melhoria no atendimento às crianças com deficiência e necessidades específicas matriculadas na rede municipal de ensino.

Entre as principais demandas apresentadas pelas mães atípicas estão a adaptação de banheiros, a implantação de sala de recursos nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), cursos de formação permanente para os educadores que atuam com esse público, adaptação do currículo e das atividades, dentre outras.

Durante o encontro, técnicos da Semed ouviram atentamente as solicitações, esclareceram pontos relacionados à legislação vigente e destacaram que o município vem trabalhando para ampliar as políticas de inclusão. “Nosso objetivo é assegurar condições adequadas para que todos os estudantes tenham garantido o pleno acesso ao processo de aprendizagem de forma digna, inclusiva e equitativa”, assegurou a secretária-executiva Pedagógica da Semed, Cândida Cecília.

A secretária-executiva ainda pontuou a importância do diálogo entre a gestão, a comunidade escolar e as famílias. “Encontros como esse contribuem para o fortalecimento das ações de inclusão e para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e estruturais na rede municipal de ensino”, finalizou.

Também participaram da reunião os superintendentes de Gestão Escolar, Maria Antônia Almeida, de Educação Inclusiva, Vera Alves, e de Avaliação e Desempenho, Joneidson Marinho; as diretoras de Educação Infantil, Jordana Jácome, e de Ensino Fundamental, Hérika da Silva; e a professora Maria da Conceição Lopes que atua na Assessoria das Escolas Conectadas.

Texto: Vania Machado

Edição: Denis Rocha

Técnicos da Semed ouviram atentamente as solicitações e destacaram que o município vem trabalhando para ampliar as políticas de inclusão - Vania Machado
Técnicos da Semed ouviram atentamente as solicitações e destacaram que o município vem trabalhando para ampliar as políticas de inclusão - Vania Machado
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