
O estado do Tocantins está presente na 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), que teve início nesta quinta-feira,14, e prossegue até o sábado,16, em Brasília/DF. Os 16 delegados responsáveis por apresentar as propostas tocantinenses no evento foram eleitos durante a Conferência Estadual realizada em Palmas no mês de abril, momento em que foram discutidas e sintetizadas as principais demandas do setor no Tocantins.
Toda a mobilização para realização das etapas da Conferência no Tocantins foi realizada graças à parceria entre a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Tocantins e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e do Fórum Estadual de Economia Popular e Solidária.
Com o temaEconomia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação, a 4ª Conaes oferecerá subsídios para a elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Solidária. A última Conferência ocorreu em 2014, quando foi elaborado o primeiro plano nacional, sendo um espaço para o fortalecimento da economia popular e solidária no país.
Para o coordenador estadual da Conae e superintendente regional do Trabalho no Tocantins, Jalson Jácomo do Couto, a Conferência é um espaço estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, porque cumpre várias funções essenciais ao fortalecimento do setor. Entre os principais ganhos com o evento, o coordenador destaca o fortalecimento de um modelo inclusivo, formulação e atualização da política pública, integração entre sociedade civil e governo, impacto na geração de trabalho e renda e a contribuição para um desenvolvimento sustentável e justo. “O Tocantins realizou todas as etapas de pré-conferência, levantou importantes propostas e elegeu de forma muito equilibrada delegados que representam muito bem todos os setores envolvidos na Economia Solidária de nosso estado. Agora, estamos articulando e apresentando em plenária essas propostas na expectativa que sejam aprovadas e, posteriormente, implementadas em nosso estado”, completou o coordenador.
Já a presidente do Conselho Estadual de Economia Popular e Solidária do Tocantins, Francisca Marta Barbosa, lembrou que a participação de 16 delegados em uma Conferência Nacional é um marco histórico para o estado. “Agora temos um conselho, uma lei nacional que nos dá diretrizes, temos uma discussão sobre a democracia nos territórios que é um dos princípios da economia solidária. E, com tudo isso, vamos juntos construir um novo modelo de economia, mais justo e sustentável em nosso estado”, destacou.
A secretária-executiva da Setas, Alessandra Camargo, lembrou que a conferência está sendo retomada após um lapso de onze anos e que voltar com esse encontro representa um grande impacto para os empreendedores da economia solidária no Tocantins e em todo o Brasil.
Participam do evento 1.500 pessoas entre convidados e os 983 delegados de todo o país com representantes de governos (federal, estadual e municipal), sociedade civil, entidades e empreendimentos de economia popular e solidária.
Eixos temáticos da Conferência
A Conferência debate os seguintes eixos temáticos: realidade socioambiental, cultural, política e econômica; produção, comercialização e consumo; financiamento: crédito e finanças solidárias; educação, formação e assessoramento técnico; ambiente institucional: legislação, gestão e integração de políticas públicas.
Economia Solidária
Esse modelo econômico se constitui como um modo de organização da produção, comercialização, finanças e consumo de produtos e serviços que tem como princípios a autogestão e a cooperação em empreendimentos coletivos, redes e cadeias solidárias articuladas. A sua base está centrada na valorização da colaboração e do ser humano e não do capital, visando relações mais justas do ponto de vista social e sustentáveis, tanto na área econômica quanto na ambiental.
Conforme os dados do Cadastro Nacional de Economia Solidária (Cadsol), em 2016, o Brasil tinha registrados 20.670 empreendimentos que atuam nesse formato, do qual participam 1,425 milhão de trabalhadores e trabalhadoras.
Tocantins Governo lança programa Tocantins Presente, em Miracema, com ampla atuação da Setas e serviços diretos à população
Tocantins Governo do Tocantins firma parceria com Exército Brasileiro para qualificação e inserção no mercado de trabalho de jovens egressos do serviço militar
Tocantins Governo do Tocantins encerra 1º Encontro dos Gestores dos Postos do Sine com formações técnicas e entrega de certificados
Tocantins Governo do Tocantins reúne gestores e fortalece rede Sine com foco no futuro do atendimento ao trabalhador
Tocantins Setas promove capacitações para ampliar oportunidades no mercado de trabalho no Tocantins
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins fortalece rede Sine com 1º Encontro Estadual de Gestores
Tocantins Governo do Tocantins promove Feira da Sustentabilidade da Setas, em 2 de dezembro
Tocantins Governo do Tocantins encerra ciclo de oficinas do Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária
Tocantins Governo do Tocantins e municípios discutem políticas de assistência social durante a Comissão Intergestores Bipartite