
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), apresentou nesta terça-feira, 29, a Casa de Apoio Vera Lúcia Paganni e a sede doProjeto Mãos Que Criam, à embaixatriz da Suíça no Brasil, Enrica Battistutta, esposa do embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, e que está em sua primeira visita ao Tocantins.
A primeira instituição visitada foi a Casa de Apoio Vera Lúcia Paganni, localizada em Palmas, que fornece acomodação, apoio psicológico e quatro refeições diárias a pacientes e/ou acompanhantes provenientes de outras localidades, em tratamento na rede pública hospitalar da Capital. A responsável pela Casa de Apoio, Joaquina de Sousa Carneiro, conduziu a visita e promoveu um encontro entre a embaixatriz e os hóspedes da instituição.
Representando a primeira-dama Karynne Sotero, titular da Seps, o chefe de gabinete Maurício Eguiberto destacou a importância da Casa de Apoio no acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade. “De janeiro a junho foram atendidas mais de duas mil pessoas e fornecidas cerca de 15 mil refeições aos hóspedes da Casa. A ação integra um conjunto de políticas sociais fortalecidas pelo governador Wanderlei Barbosa e pela primeira-dama Karynne Sotero, que têm trabalhado para ampliar a rede de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o Tocantins”, ressaltou.
A secretária da Setas, Cleizenir dos Santos, acompanhou a visita e reforçou a relevância da instituição. “A escolha da Casa de Apoio para a primeira visita se dá por conta da importância que a Casa tem no acolhimento para as pessoas que buscam tratamento na Capital, de poderem desfrutar de um ambiente saudável, tranquilo e seguro, enquanto cuidam de sua saúde ou de seus familiares”, reforçou.
Em seguida, a comitiva visitou a sede doProjeto Mãos Que Criam,também em Palmas, que oferece cursos de capacitação profissional em áreas como cabeleireiro, design de sobrancelhas, tranças e penteados, maquiagem e panificação. O projeto também proporciona acesso a crédito, promovendo inclusão produtiva.
Durante as visitas, a embaixatriz Enrica Battistutta percorreu os ambientes; conheceu acolhidos e alunos; além dos produtos desenvolvidos pelos participantes e demonstrou entusiasmo com as iniciativas do Governo do Tocantins. “No primeiro momento percebemos pessoas em busca de acolhimento, amizade, positividade e, o agradecimento delas por essa acomodação. Já na segunda visita temos um ambiente mais alegre e não menos importante. Um projeto de geração de renda que nos mostra como é valoroso termos um ambiente voltado para a criação e para a promoção do futuro dessas mulheres e crianças”, destacou.
Ao final da visitação, a embaixatriz foi presenteada com produtos feitos pelas mulheres doProjeto Mãos Que Criame artigos produzidos de capim-dourado.
Casa de Apoio
A Casa tem como objetivo oferecer conforto e condições dignas a pacientes do interior do estado que realizam tratamento médico em Palmas. Os hóspedes são encaminhados por assistentes sociais do Hospital Geral de Palmas (HGP) e Hospital Infantil e Maternidade Dona Regina. A instituição conta com capacidade para atender diariamente mais de 120 pessoas.
A estrutura física da Casa inclui mais de 120 leitos com beliches e ar-condicionado, cozinha equipada, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência e capela. A instituição está localizada a apenas 200 metros do HGP, o que facilita o acesso.
Mãos Que Criam
OProjeto Mãos Que Criamé uma iniciativa de capacitação gratuita voltada à população, especialmente em situação de vulnerabilidade social, com foco na geração de renda e na autonomia financeira. Além de formação profissional, o participante tem acesso a crédito popular para iniciar seu próprio negócio.
O projeto integra aRede Cuidar, estrutura coordenada pela Seps, que organiza e potencializa as ações sociais do Governo do Tocantins em diferentes frentes. A Rede atua de forma transversal e colaborativa, conectando programas voltados à proteção social, à geração de renda, ao fortalecimento de vínculos comunitários e à valorização de grupos vulneráveis.
Nesse contexto, o projetoMãos que Criamrepresenta uma das frentes voltadas ao estímulo do empreendedorismo feminino e da economia solidária, promovendo capacitação, autonomia financeira e valorização dos saberes populares, especialmente entre mulheres artesãs e costureiras.
Tocantins Governo lança programa Tocantins Presente, em Miracema, com ampla atuação da Setas e serviços diretos à população
Tocantins Governo do Tocantins firma parceria com Exército Brasileiro para qualificação e inserção no mercado de trabalho de jovens egressos do serviço militar
Tocantins Governo do Tocantins encerra 1º Encontro dos Gestores dos Postos do Sine com formações técnicas e entrega de certificados
Tocantins Governo do Tocantins reúne gestores e fortalece rede Sine com foco no futuro do atendimento ao trabalhador
Tocantins Setas promove capacitações para ampliar oportunidades no mercado de trabalho no Tocantins
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins fortalece rede Sine com 1º Encontro Estadual de Gestores
Tocantins Governo do Tocantins promove Feira da Sustentabilidade da Setas, em 2 de dezembro
Tocantins Governo do Tocantins encerra ciclo de oficinas do Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária
Tocantins Governo do Tocantins e municípios discutem políticas de assistência social durante a Comissão Intergestores Bipartite