O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), informa aos proprietários de rebanhos de bovinos e outras espécies de animais localizados na Ilha do Bananal que a campanha de declaração obrigatória de informações pecuárias terá início nesta sexta-feira, 1º de agosto, e prosseguirá até 30 de setembro. Estima-se que existam aproximadamente 300 retiros com animais na região.
De acordo com o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires, a Agência manterá, por mais um ano, a obrigatoriedade da declaração dos animais existentes na ilha. “Todos os proprietários de animais que estão no perímetro da Ilha do Bananal deverão fazer a declaração. Para isso, basta procurar os escritórios da Adapec nos municípios que compõem a ilha e preencher o formulário”, destacou João Eduardo.
Vale ressaltar que, assim como ocorre em outras campanhas, o proprietário que deixar de declarar o rebanho estará sujeito à multa no valor de R$ 127,69 por propriedade (retiro) e terá sua ficha de movimentação bloqueada até a regularização.
Na ilha, a Adapec também intensificará as ações de vigilância ativa para assegurar a sanidade do rebanho, em conformidade com as exigências do protocolo pós-suspensão da vacinação contra febre aftosa, estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Ilha do Bananal
A inspeção dos animais na Ilha do Bananal é realizada durante o período de estiagem, uma vez que, na maior parte do ano, as áreas permanecem alagadas, dificultando o acesso aos retiros. Neste período, os produtores rurais conseguem, de forma mais efetiva, alcançar os animais e realizar as práticas sanitárias necessárias à manutenção da saúde do rebanho.