A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), deve entregar até a segunda quinzena de setembro a reforma do prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá II, no setor Santa Bárbara, sul da Capital. Conforme relatório da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seiop), 60% dos serviços já foram concluídos.
A primeira-dama e secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, destacou que o espaço vai acolher melhor as famílias atendidas no local e os servidores. “A determinação do prefeito Eduardo é que todos os Cras sejam reformados, pois a nossa intenção é proporcionar um ambiente de acolhimento para os usuários, um serviço ainda mais qualificado e um local de trabalho confortável para os nossos servidores”, pontuou a secretária.
A superintendente de Proteção Básica da Semas, Maria Cecília Marques, explica que os Centros de Referência de Assistência Social funcionam como a porta de entrada para os serviços de assistência social e, por isso, é importante o cuidado da gestão para esses equipamentos públicos. “Todos serão beneficiados com a reforma, em especial, os usuários que são pessoas em situação de vulnerabilidade social e que tem ali um local de acesso aos direitos e serviços, mas também um porto seguro para essas pessoas com necessidades básicas”.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos assinou a ordem de serviço para a reforma do Cras Karajá II no final de março, após mapeamento das estruturas dos Centros de Referência de Assistência Social de Palmas. Em razão da reforma, os atendimentos do Cras Karajá II estão sendo realizados no Resolve Palmas Sul, em Taquaralto.
Serviços já realizados
A reforma e adequação do Cras Santa Bárbara encontra-se em andamento, com os seguintes serviços já realizados: demolição de cerâmica, contrapiso interno e alterações de layout com remoção de paredes; levantamento de novas alvenarias para salas e quiosque nos fundos, além do fechamento de vãos; serviços de chapisco e reboco em áreas internas; execução da platibanda do telhado e início da montagem da estrutura metálica; instalações elétricas em fase de passagem de eletrodutos e caixas de distribuição; instalações hidráulicas com tubulações já concluídas.
Para conclusão da obra faltam a instalação do telhado, a remoção de poste existente, a execução da calçada frontal, a construção do quiosque e assentamento de cerâmica.
Texto: France Santiago
Edição: Juliana Matos