
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), celebra, nesta segunda-feira, 14, os 20 anos do Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD), em Porto Nacional, unidade que é referência no cuidado e acolhimento às gestantes e recém-nascidos da região de saúde Amor Perfeito, com 13 municípios e mais de 100 mil habitantes.
Dados da SES-TO apontam que a unidade hospitalar possui 48 leitos clínicos, seis leitos de UCI neonatal convencional e duas salas cirúrgicas, tocada por mais de 300 servidores que realizam anualmente mais de 1.700 internações; mais de 57 mil atendimentos ambulatoriais; cerca de 800 partos; quase 19 mil exames laboratoriais e mais de 300 exames de raio-x. A unidade conta também com ponto de coleta de leite humano, Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis).
“Parabenizo toda a equipe que atua no Hospital Materno Infantil Tia Dedé e gostaria de destacar os investimentos que o Governo do Tocantins tem feito nos últimos anos, para o conforto da população atendida e o bem-estar dos servidores. Para tanto, foi entregue uma Ludoteca, o novo pronto-socorro e pré-parto, além de novos mobiliários e equipamentos, como novo raio-x, poltronas, camas e vários outros itens que melhoraram os serviços e proporcionaram mais eficiência e agilidade na assistência, como nos determina o governador Wanderlei Barbosa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O diretor-geral do HMITD, Hélio Barros, destacou as melhorias nos últimos dois anos na maternidade. “Com o apoio da SES-TO conseguimos fazer uma nova sala, com novo aparelho de raio-x, de CTG, aparelhos modernos para a unidade intensiva (UI), que é a de cuidado com o bebê. Adequações e ampliações no pronto-socorro e na sala de pré-parto. Trocamos o telhado do prédio do hospital, implantação de comissões como a comissão do Núcleo Interno de Regulação (NIR), comissões de revisão de prontuário. Estruturamos a comissão do Núcleo de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalhador (Nasst). Aumentamos nosso equipe médica de 29 para 40 médicos atuando aqui na assistência do hospital Materno-infantil Tia Dedé, cobrindo toda a escala”.
Atuando no HMITD desde 2025, a técnica em enfermagem Maria das Graças Dias dos Reis se lembra de quando chegou na unidade hospitalar. “Entrei aqui depois do desmembramento, dia 13 de julho de 2005. À noite só tinha uma criança no berçário do hospital regional. Aí viemos de noite pra cá e mais uma mãezinha e o RN dela. E assim, já se passaram 20 anos. E muita coisa a gente viveu aqui, cada dia mais evoluindo, cada ano foi muito bom. Muito feliz por estar participando desse momento, do aniversário da maternidade”.
A unidade tem feito a diferença na vida de pessoas como a Grenda Alice, mãe da recém-nascida, Aurora Maria, está satisfeita com o atendimento. “Ganhei a neném aqui no materno infantil. Fui bem recepcionada do começo até hoje, estou ainda internada, mas meu parto foi normal, a médica foi excelente, as enfermeiras estão sendo muito boas e o atendimento é ótimo. Quero parabenizar o hospital que está completando 20 anos e que venham muitos anos de muita excelência”.
“Ganhei a minha neném ontem aqui no materno Tia Dedé, e hoje é o dia do aniversário do hospital, fui muito bem atendida, ocorreu tudo certo com minha cesárea, um excelente atendimento”, afirmou Daniela Ferreira Araújo.
Saúde Governo lança fórum para fortalecer políticas de saúde da mulher
Saúde Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS
Tocantins Governo do Tocantins promove mobilização pela saúde da população negra e reforça políticas de equidade
Tocantins Governo do Tocantins divulga resultado provisório da seleção de docentes e coordenador do treinamento de Epidemiologia Aplicada ao SUS
Tocantins Governo do Tocantins alcança a terceira maior cobertura de saúde bucal do país e reforça políticas públicas de atendimento odontológico
Saúde Cura de câncer de próstata pode chegar a até 98%