O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), celebra, nesta segunda-feira, 14, os 20 anos do Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD), em Porto Nacional, unidade que é referência no cuidado e acolhimento às gestantes e recém-nascidos da região de saúde Amor Perfeito, com 13 municípios e mais de 100 mil habitantes.
Dados da SES-TO apontam que a unidade hospitalar possui 48 leitos clínicos, seis leitos de UCI neonatal convencional e duas salas cirúrgicas, tocada por mais de 300 servidores que realizam anualmente mais de 1.700 internações; mais de 57 mil atendimentos ambulatoriais; cerca de 800 partos; quase 19 mil exames laboratoriais e mais de 300 exames de raio-x. A unidade conta também com ponto de coleta de leite humano, Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis).
“Parabenizo toda a equipe que atua no Hospital Materno Infantil Tia Dedé e gostaria de destacar os investimentos que o Governo do Tocantins tem feito nos últimos anos, para o conforto da população atendida e o bem-estar dos servidores. Para tanto, foi entregue uma Ludoteca, o novo pronto-socorro e pré-parto, além de novos mobiliários e equipamentos, como novo raio-x, poltronas, camas e vários outros itens que melhoraram os serviços e proporcionaram mais eficiência e agilidade na assistência, como nos determina o governador Wanderlei Barbosa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O diretor-geral do HMITD, Hélio Barros, destacou as melhorias nos últimos dois anos na maternidade. “Com o apoio da SES-TO conseguimos fazer uma nova sala, com novo aparelho de raio-x, de CTG, aparelhos modernos para a unidade intensiva (UI), que é a de cuidado com o bebê. Adequações e ampliações no pronto-socorro e na sala de pré-parto. Trocamos o telhado do prédio do hospital, implantação de comissões como a comissão do Núcleo Interno de Regulação (NIR), comissões de revisão de prontuário. Estruturamos a comissão do Núcleo de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalhador (Nasst). Aumentamos nosso equipe médica de 29 para 40 médicos atuando aqui na assistência do hospital Materno-infantil Tia Dedé, cobrindo toda a escala”.
Atuando no HMITD desde 2025, a técnica em enfermagem Maria das Graças Dias dos Reis se lembra de quando chegou na unidade hospitalar. “Entrei aqui depois do desmembramento, dia 13 de julho de 2005. À noite só tinha uma criança no berçário do hospital regional. Aí viemos de noite pra cá e mais uma mãezinha e o RN dela. E assim, já se passaram 20 anos. E muita coisa a gente viveu aqui, cada dia mais evoluindo, cada ano foi muito bom. Muito feliz por estar participando desse momento, do aniversário da maternidade”.
A unidade tem feito a diferença na vida de pessoas como a Grenda Alice, mãe da recém-nascida, Aurora Maria, está satisfeita com o atendimento. “Ganhei a neném aqui no materno infantil. Fui bem recepcionada do começo até hoje, estou ainda internada, mas meu parto foi normal, a médica foi excelente, as enfermeiras estão sendo muito boas e o atendimento é ótimo. Quero parabenizar o hospital que está completando 20 anos e que venham muitos anos de muita excelência”.
“Ganhei a minha neném ontem aqui no materno Tia Dedé, e hoje é o dia do aniversário do hospital, fui muito bem atendida, ocorreu tudo certo com minha cesárea, um excelente atendimento”, afirmou Daniela Ferreira Araújo.